Novidades na web: 4 tendências que você deve investir

web

As novidades na web movem muitas pontas no mundo dos negócios, especialmente no que diz respeito ao marketing digital e ao atendimento ao cliente. Contudo, algumas delas vão muito além disso, e você precisa estar sempre atento para se adaptar e se destacar.

Pensando em te ajudar a realizar isso, separamos quatro tendências que prometem movimentar o mercado nos próximos anos e trazer inúmeros benefícios para donos, gestores e até mesmo a parte operacional das empresas. Confira!
1. 5G

É impossível falar de novidades na web e não citar a quinta geração da rede de dados, ou apenas 5G, como é popularmente conhecida. Basicamente, ela consiste na evolução do 4G, apresentando mais potência e velocidade para comportar os volumes informacionais trocados por dispositivos móveis.

Para entender melhor como os benefícios dela funcionam, imagine a locação de tendas para eventos. Em suma, elas podem apresentar especificações diversas para atender as necessidades básicas de cada solicitante. Enquanto isso, o 5G é capaz de promover diversas vantagens, que serão utilizadas por vários segmentos.

Por exemplo, a rede permite um desenvolvimento mais otimizado de jornais multimídias e de plataformas interativas, transmissão ampla de dados em Gbps e suporte para a WWWW (Wireless World Wide Web). Ademais, ela ainda é ótima para a criação de carros autônomos e cidades inteligentes. Incrível, certo?

  1. Inteligência artificial

A inteligência artificial é um tópico de honra em qualquer produção que envolva tendências tecnológicas e, claro, não poderia ficar de fora de um texto sobre novidades da web. Resumidamente, ela consiste em um recurso inovador, capaz de simular ações humanas, como a percepção e o raciocínio.

Com ela, diversos trabalhos e processos podem ser automatizados, sem contar os benefícios relacionados à manutenção preditiva. Pense em um balcão refrigerado pequeno de última geração. Se sua interface estiver conectada a um sistema AI, será possível antecipar falhas e corrigi-las antes de ocasionar problemas maiores.

Não só isso, a inteligência artificial é capaz de garantir inclusive uma diminuição de custos operacionais e um maior controle de equipes. Isso porque é possível realizar o gerenciamento de cadeia de suprimentos e pessoas com mais precisão, permitindo que a tomada de decisão seja mais simples e assertiva.

  1. Realidade estendida
    Muito se fala sobre a realidade virtual, que faz com que você se sinta dentro de uma nova realidade, e da aumentada, capaz de projetar informações, como imagens, gráficos, personagens e textos, sobre o mundo real. Mas você já ouviu falar sobre a realidade estendida?

Ainda em crescimento no País, mas já apresentando uma atuação significativa no setor hospitalar, ela é uma mistura das duas primeiras, permitindo a criação de uma mídia digital com design interativo e inovador, que vai além dos estímulos visuais. Consegue imaginar os benefícios que ela poderá trazer para um fabricante de mesa rústica de madeira?

  1. Chatbots

Uma das novidades da web mais famosas da atualidade é o chatbot! Muito confundido com os robôs colaborativos (Cobots), o recurso é destinado para automatizar tarefas repetitivas, mas não de esforço físico. Em outras palavras, são aplicados para simular conversas humanas em um chat.

Nos últimos tempos, muitas empresas vêm investindo nesse recurso, especialmente as que oferecem atendimento pelo WhatsApp. Isso porque ele permite que passar informações, tirar dúvidas, relatar dados, entre outras atividades mais básicas, evitando a necessidade de colocar colaboradores para atender as demandas.

Mas tenha cuidado para investir nessa estratégia! Não é porque existe robôs capazes de simular conversas, que o atendimento humanizado deve ser excluído das empresas. Até hoje, não foi criada nenhuma máquina que chegue perto da capacidade cognitiva humana.

Gostou do nosso post sobre novidades na web: 4 tendências que você deve investir? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.