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22 abril, 2020

Como identificar a melhor rede social para o seu negócio

Com as transformações digitais e as mudanças tecnológicas, as redes sociais começaram a conquistar cada vez mais espaço no mundo corporativo. Afinal, o empreendedor que deseja alcançar o público-alvo e aumentar o número de vendas, precisa marcar presença digital.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Secretaria de Comunicação Social (Secom), do Governo Federal, mostrou que 92% dos usuários de internet estão presentes nas redes sociais.

Entretanto, são tantas redes disponíveis, com tantas especificações, que fica difícil escolher a ideal para o seu tipo de negócio.

Para ajudá-lo com essa tarefa, separamos as principais características das plataformas digitais para você identificar a melhor para o seu negócio. Ficou interessado? Acompanhe!

Redes sociais: características e tendências

A preocupação primária de toda organização é estar presente na vida dos consumidores, certo? Nesse sentido, as redes sociais podem ser ótimas aliadas! Confira as principais características e tendências nesse meio:

1. Facebook

Com certeza, essa é a rede social que mais reúne usuários pelo mundo todo. De acordo com dados divulgados pelo próprio Facebook, o site conta com 2,2 bilhões de usuários ativos por mês.

Além disso, segundo o relatório da companhia, a cada 10 brasileiros ativos na internet, 8 estão no Facebook. A plataforma surgiu em 2004, mas só alcançou uma posição de destaque no país entre 2010 e 2011.

Essa é uma plataforma bem dinâmica e fácil de administrar. No Facebook é possível postar de tudo, conteúdos escritos, vídeos, imagens, os famosos gifs e o melhor: você pode falar sobre  qualquer assunto, até as vantagens de uma espuma laminada, por exemplo.

Por isso, é fundamental que a empresa crie um perfil que se diferencie do perfil dos concorrentes, para que os usuários não só curtam a sua página, mas também acompanhem as novidades.

O Facebook é ótimo para melhorar a relação com o consumidor. Por meio dele, é possível responder comentários, sanar dúvidas, engajar o usuário e apresentar soluções mais dinâmicas e efetivas.

É possível, ainda, investir em campanhas publicitárias para que o seu negócio alcance um número maior de usuários. Atualmente, mais de 97% das empresas utilizam a rede social com esse objetivo.

2. WhatsApp

Para se ter ideia, a rede social reúne 2 bilhões de usuários pelo mundo. O WhatsApp permite uma relação mais pessoal com o cliente, proporcionando um contato mais personalizado.

Além disso, segundo uma pesquisa da Nielsen, realizada em 2016, 70% dos celulares no Brasil tem o aplicado instalado. Por conta dessa facilidade de comunicação, o aplicativo tornou-se uma ótima ferramenta corporativa.

Com isso, o empreendedor não precisa marcar horário com o cliente, pode prestar o atendimento em qualquer horário e não precisa sair com uma etiqueta de segurança em mãos, por exemplo, para apresentar o produto ao consumidor.

3. Instagram

Atualmente, a rede social tem mais de 300 milhões de usuários. O instagram é um aplicativo voltado para fotos e vídeos e é uma ótima plataforma para anunciar produtos e serviços.

Agora é possível criar uma conta comercial para o seu negócio, ou seja, você não precisa mais misturar as suas fotos e conteúdos pessoais com a sua atividade profissional.

Apesar de apresentar um número menor que o Facebook, os usuários dessa rede social são muito engajados. Além de usar para divulgar produtos e serviços, você pode apresentar mais detalhes sobre o seu negócio e fazer promoções, aproximando os consumidores da marca.

Nesse sentido, você pode aproveitar todos os recursos que o Instagram oferece. Por isso, compartilhe vídeos e fotos periodicamente e dedique um tempo para atualizar a página.

4. Youtube

A maior plataforma de publicação de vídeos, reúne mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. É uma rede social de compartilhamento e atualmente, você pode encontrar vídeos sobre qualquer assunto de onde estiver.

Os vídeos são ótimas oportunidades de vender um produto. É o conteúdo que fornece ao cliente uma visão mais elaborada do que ele deseja comprar, mostrando a aparência, o projeto de spda envolvido e o funcionamento da mercadoria.

Além disso, você pode aproveitar o canal para tirar dúvidas, comparar produtos, oferecer conteúdos relevantes para os usuários e engajar o público com a sua criatividade e domínio sobre o assunto.

Pronto para adotar a rede social ideal?

E aí, já conseguiu escolher a rede social que tem a cara do seu negócio? Para começar, uma boa dica é escolher duas opções para que consiga atualizar com frequência e não interfira na sua rotina.

Agora que você já sabe sobre as redes sociais, pesquise o seu público, veja qual a rede social que ele mais utiliza e mãos na massa!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

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