Busca rápida X


OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA NA INTERNET? $$$$
EU LUCAS DE CAMPOS, DONO DA LCCOMUNIC TE CONVIDO
CONFIRA MEU BLOG, TENHO MUITA INFORMAÇÃO SOBRE ISTO!

Blog

15 setembro, 2016

35% dos brasileiros com acesso a internet usam apenas o celular

Pela primeira vez, o telefone celular ultrapassou o computador como dispositivo mais utilizado pelos brasileiros para o acesso à internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015 do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), divulgada nesta terça-feira (12) pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).

Ao todo, 89% dos internautas do país acessam a Internet pelo telefone celular, enquanto 65% optam por computadores (mesa e portátil) ou tablets. Na edição anterior, eram 80% pelo computador e 76% pelo telefone celular.

Mas, o que chama mais a atenção no levantamento, é o índice de brasileiros que dependem apenas do smartphones para o acesso à internet, que subiu de 19%, em 2014, para 35%, em 2015. O uso exclusivo de celulares é ainda mais recorrente entre as classes sociais menos favorecidas, e de áreas rurais.

Como aponta o estudo, 65% dos brasileiros de classes D e E que utilizam a internet dependem do telefone celular. O mesmo acontece nas áreas rurais, onde a dependência é de 56%.

O fator econômico é o principal motivo da escolha pelo uso exclusivo do celular no acesso à internet. Isso porque nem todo brasileiro tem condições econômicas de pagar pela banda larga, que não é nada barata no país. E a opção pelo smartphone tem se mostrado cada vez mais viável diante da expansão das possibilidades do uso de Wi-Fi gratuito"

Winston Oyadomari,  coordenador da pesquisa TIC Domicílios

Mas, ainda que reconheça a importância dos celulares para ampliação do acesso dos brasileiros à rede, Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, ressalta os riscos dessa limitação. "Essa experiência de uso é completamente diferente e limita essas pessoas ao desenvolvimento de funções mais complexas e cada vez mais requeridas pela nova economia digital", explica. "Essas pessoas serão muito boas em postar fotos nas redes sociais, ver mensagens e fazer buscas. Mas, será que saberão fazer planilhas? Será que terão a oportunidade de ter acesso a cursos online?", questiona.

Como reforça Barbosa, é a partir da combinação do uso de diversos dispositivos, cada um com suas peculiaridades, e de aplicativos de maior complexidade que se possibilita o desenvolvimento de habilidades digitais mais sofisticadas.

Em sua 11ª edição, a pesquisa TIC Domicílios 2015 realizou entrevistas em mais de 23 mil domicílios em todo o território nacional, entre novembro de 2015 e junho de 2016, com o objetivo de medir o uso das tecnologias de informação e comunicação, o acesso individual a computadores e à Internet, atividades desenvolvidas na rede, local de acesso, frequência de uso, entre outros indicadores.

Números da TIC Domicílios 2015

 

58%

É a proporção de usuários de internet no país em 2015, um crescimento de 3 pontos percentuais em relação a 2014. São 102 milhões de usuários (que utilizaram a internet há menos de 3 meses)

50%

dos domicílios brasileiros com acesso ao computador, que se manteve praticamente estável em relação a 2014.

51%

dos domicílios brasileiros com acesso à internet; um aumento de 1% em relação ao ano anterior.

97%

dos domicílios da classe A com acesso à Internet, o que representa praticamente uma universalização nessa faixa da sociedade.

16%

domicílios da classe D e E com conexão, o que torna visível a permanência dos históricos padrões de desigualdade socioeconômica no país.

22%

dos domicílios das áreas rurais com acesso à internet, contra os 56% dos domicílios das áreas urbanas com conexão.

30 milhões

dos domicílios das classes C e DE desconectados, o que representa quase a metade do total de domicílios brasileiros

79%

domicílios com acesso à Internet com Wi-Fi, um crescimento de 13 pontos percentuais em relação a 2014

56%

dos usuários de internet afirmam ter utilizado a Internet na casa de outra pessoa (amigo, vizinho ou familiar), fazendo deste local de acesso o segundo mais popular, especialmente entre os usuários de Internet pelo celular

87%

acesso via Wi-Fi, que passou a ser o principal tipo de conexão utilizada pelos usuários de Internet no celular, contra 72% do acesso via redes 3G e 4G
 
Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/listas/35-dos-brasileiros-com-acesso-a-internet-usam-apenas-o-celular.htm / Por Larissa Leiros Baroni / Foto: UOL

Descubra AGORA os 03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender Como AFILIADO

Depois de 14 anos de experiência, Alex Vargas colocou nesse livro 03 passos mais simples para começar como afiliado digital. Quando você colocar as mãos nesse livro digital gratuito, nunca mais vai ter problemas para divulgar e vender muito como afiliado.

OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA NA INTERNET? $$$$
EU LUCAS DE CAMPOS, DONO DA LCCOMUNIC TE CONVIDO
CONFIRA MEU BLOG, TENHO MUITA INFORMAÇÃO SOBRE ISTO!

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp