Busca rápida X


Blog

11 dezembro, 2015

Tentativas de ataques a celulares crescem 11% no mês da Black Friday

O mês foi marcado pela Black Friday –liquidação promovida por lojas brasileiras, baseada na promoção original dos Estados Unidos–, que abre espaço ao comércio eletrônico nacional.

Ao todo, 4.458 milhões ataques foram bloqueados pelo aplicativo PSafe Total no Brasil. Em outubro, o número de neutralizações foi de 4 milhões. O app para smartphones com sistema operacional Android possui mais de 20 milhões de usuários ativos.



Com o registro de 1.157.884 ameaças digitais, São Paulo é o Estado mais visado pelos cibercriminosos. Na sequência, aparece o Rio de Janeiro (469.039). O terceiro lugar é ocupado por Minas Gerais, que registrou o maior crescimento de tentativas de ciberataques (14%), subindo de 318 mil em outubro para 362 mil no mês passado.

O número de ameaças na Bahia (302.289) e Pernambuco (243.882) cresceu 11% entre outubro e novembro. Os Estados do Nordeste aparecem na 4ª e 5ª colocação, respectivamente, do ranking dos lugares mais visados pelos criminosos.

"Hackers tendem a aproveitar eventos como a Black Friday, no qual há um aumento significativo de compras online, para intensificar as tentativas de golpe", afirmou Marco DeMello, CEO da PSafe. Segundo ele, o adware –programa que exibe propagandas e anúncios sem a autorização do usuário– é a ferramenta mais usada para enganar os usuários de smartphones e roubar dados pessoais e financeiros. 

Tipos de ameaças

De acordo com o mapeamento da PSafe, foram bloqueadas mais de 2,8 milhões de propagandas maliciosas em dispositivos Android durante o período, o que corresponde a 63% das ameaças.

Em segundo lugar no ranking, aparece o trojan (31%), que é um programa malicioso que podem entrar em um dispositivo disfarçado como software comum e legítimo. É ainda a porta de entrada para uma série de outras ameaças mais sérias à segurança do usuário.

Os dados do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo PSafe Total, aplicativo para smartphones com sistema operacional Android que possui mais de 60 milhões de downloads e 20 milhões de usuários ativos. 

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/12/10/tentativas-de-ataques-a-celulares-crescem-11-no-mes-da-black-friday.htm / Foto: Divulgação / DO UOL, em São Paulo

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp