Antes de começar leia este post aqui do nosso blog!
Existe uma diferença entre trafego pago que como diz o nome tu paga e assim consegue ter mais acessos e segmentar de acordo com seus objetivos! Enquanto o trafego orgânico vem por meio de publicações que tu tenha feito e de mecanismos de buscas naturais de cada plataforma como o Google, Yahoo, ou até de redes sociais.
Um gestor de tráfego é um profissional indispensável no atual cenário do Marketing Digital.
Muito se fala em tráfego dentro de uma agência de marketing digital, mas será que sem este profissional é possível gerar resultados concretos para as empresas? Este especialista pode ser valioso para diferentes tipos de profissionais?
Imagine uma loja: Uma ação de marketing leva muitas pessoas para o estabelecimento, porém, não existe um gerente que oriente todas as estratégias que possam gerar resultados reais, usando este fluxo de pessoas dentro do ambiente.
Para você entender mais a fundo sobre os resultados que um profissional deste porte gera, neste texto, você vai saber o que é um gestor de tráfego, como funciona este trabalho, como contratar e mais.
Continue com a leitura e descubra! Dê mais um passo para o conhecimento.
O que é um Gestor de Tráfego?
O gestor de tráfego é um profissional responsável por organizar, analisar e liberar demandas, estratégias e ações dentro de uma agência para gerar vendas e resultados a um cliente, por intermédio de ferramentas disponibilizadas pelo marketing digital.
O que faz um Gestor de tráfego?
O gestor de tráfego faz a organização das atividades, demandas e serviços oferecidos por uma agência de publicidade, marketing digital e afins.
Este cargo, funciona como um maestro que, rege todos os processos que compõem a produtividade diária da agência, ou seja, vai ditar o ritmo correto para cada momento específico, gerando harmonia, entrosamento e perfeição na execução de cada movimento.
Entre as ferramentas de marketing digital responsáveis por notabilizar as vendas dos clientes, podemos destacar:
- Gerenciamento de redes sociais
- Gestão de tráfego pago
O gerenciamento de redes sociais, é o uso de plataformas como Facebook, Instagram e etc, para atração de seguidores, engajamento e conversão para vendas.
A gestão de tráfego pago, é responsável pela geração de visitas a um site. Através de ações de publicidade paga, está modalidade, se difere do tráfego orgânico, ou seja, não depende de algoritmos de buscadores como o Google.
Conhecido também como um gestor de tráfego de marketing, sua função é filtrar, ponderar e determinar as diretrizes que irão ditar as estratégias dentro das modalidades citadas.
Logo a seguir, você conhecerá com maiores detalhes, como funciona o trabalho de um Gestor de Tráfego.
Como funciona o trabalho de um Gestor de Tráfego?
O trabalho de um gestor de tráfego na internet, funciona hoje, através das ferramentas de marketing disponíveis de forma digital. Qualquer plataforma, buscador e site que, seja uma vitrine com potencial de audiência, pode ser administrada por este profissional.
Um dos desafios deste cargo de gestor de tráfego orgânico, por exemplo, é prover estratégias sem a necessidade de investir verba.
Neste caso, não se paga a uma plataforma na internet para os anúncios da empresa aparecer em destaque, e também, ser entregue a um número maior de pessoas, mas se cria conteúdo com base nos interesses do público-alvo, e com técnicas avançadas em SEO.
Percebe, o quanto um gestor de tráfego trabalha com diferentes tipos de recursos na área do Marketing Digital? A seguir, conheça mais a fundo sobre as técnicas utilizadas.
Quais os tipos de Gestor de Tráfego?
Quando uma empresa precisa aparecer para o seu público e vender um produto ou serviço, o caminho mais natural é aderir a uma plataforma na internet que, gere audiência e engajamento para a marca em questão.
Um gestor de tráfego, vai se utilizar de um conhecimento aprofundado em determinados métodos presentes hoje na internet, e por isso, podemos dizer que, existem variados tipos de gestor de tráfego, mas são especialistas com diversificadas habilidades, sendo elas:
Gestor de tráfego Instagram
Um gestor de tráfego no Instagram, analisa e organiza todo o potencial de marketing que a ferramenta oferece, como a possibilidade de promover anúncios de postagens específicas, geração de conteúdo gratuito, parcerias com outras marcas, sorteios e etc, ou seja, com este entendedor do assunto, não se gasta recurso á toa, mas ganha retorno.
Gestor de tráfego para Facebook ads
Um gestor de tráfego para Facebook ads, vai determinar, administrar e direcionar os recursos aplicados em uma campanha de divulgação paga nesta rede social. Saber lidar com o público que vem de origem desta ação, determinar o quanto de verba usar e alinhar planos de engajamento, é o segredo para o alcance de resultados.
Gestor de tráfego Google Ads
Sabemos que, para um site institucional alcançar as primeiras páginas do Google, é necessária uma engenharia estrutural dentro das páginas, envolvendo texto, layout e programação, usando um plano de SEO.
Um gestor de tráfego de Google ads, sabe como controlar o custo de uma campanha paga para a empresa aparecer no topo da página em forma de anúncio.
Gestão de redes sociais
Existe toda uma técnica em torno da gestão de mídias sociais. Saber dosar o tipo de conteúdo, frequência de postagens, conhecimento do público consumidor, dos algoritmos que determinam como os usuários interagem, e de como este conteúdo será entregue, faz uma empresa se destacar entre a concorrência.
Não é apenas postar um conteúdo. O verdadeiro conhecimento é aquele que coloca uma empresa na frente da outra. Trata-se da diferença em ter a atenção das pessoas e não ter.
Por isso, um gestor de redes sociais, é um tipo de habilidade imprescindível para quem deseja ganhar tráfego, mas usá-lo com sabedoria.