SEO on e off page: Como isso ajuda no posicionamento do seu site

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O SEO (Search Engine Optimization) é uma das técnicas mais utilizadas pelas empresas com objetivo de melhorar o posicionamento dos sites nos buscadores.

Tanto que segundo pesquisa Social Media Trends, as técnicas de SEO são utilizadas por mais de 69% das empresas no Brasil.

Existem diversas técnicas de posicionamento nas páginas de busca, que são divididas entre SEO on Page e off Page.

Enquanto o SEO on Page é um conjunto de técnicas de estruturação interna do site da empresa, o SEO off Page foca em tudo que atinge o portal da empresa externamente.

Nesse texto, você vai entender como o SEO on e off Page são importantes para sua empresa se destacar nos sites de busca.

O que é SEO on Page?

O SEO on page se resume a todas as estratégias que são aplicadas dentro do site, focando no conteúdo otimizado para se destacar nos sites de busca.

Sempre se preocupe em realizar o ciclo pdca, para planejar, fazer, checar e agir cada ação de SEO. Assim fica mais fácil a assertividade de cada ação.

Dentre os principais técnicas do SEO on Page estão:

Palavras-Chave

As palavras-chave são termos específicos que são pesquisados pelos usuários nos sites de busca. 

Existem diversas ferramentas para encontrar essas termos, como o Google Ads, que mostra as palavras e o volume de cada uma delas.

Quanto maior o volume de palavras, maior é o interesse do público por aquele termo. Porém, elas são muito concorridas e difíceis de posicionar rapidamente.

E o mesmo não vale necessariamente para o oposto, quanto menor o volume, mais fácil o trabalho de posicionamento e o baixo volume de busca é mais assertivo, pois o público que pesquisa certos termos é mais segmentado.

Título das palavras

Após a escolha das palavras-chave, outro fator importante no posicionamento do conteúdo são os títulos das páginas.

Para ter um bom posicionamento, os títulos precisam ter no máximo 63 caracteres, pois é o limite oferecido pelos buscadores.

Nesses caracteres tenta mostrar tudo aquilo que está no conteúdo de forma sucinta e objetiva. Assim, os mecanismos de busca vão observar que o título tem relação com o conteúdo do site.

URL do site

As URLs (Uniform Resource Locator) são os endereços eletrônicos que permitem que o site da sua empresa seja encontrado na internet.

No intuito de tornar a URL mais atrativa, evite endereços longos, pois isso pode prejudicar a experiência do usuário.

Seja objetivo. Descreva o conteúdo da página de maneira bastante clara e também a categoria que ela pertence, se possível.

Meta Descrição

Também conhecido como Meta Description, são aqueles textos que acompanham o título da página nos resultados dos buscadores.

Esses textos são utilizados para atrair o leitor a clicar e a visitar e navegar no site.

Nessa pequena descrição você precisa encantar o usuário para entrar no site da sua empresa e use o espaço para fazer um pequeno um anúncio que valorize o conteúdo.

Design

A responsividade do site é um outro fator fundamental no posicionamento do site nas páginas de busca.

Isso porque a responsividade causa um impacto direto na experiência do usuário, em computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Crie um site que tenha uma rápida navegação e detalhes bem intuitivos, ajudando o usuário a acessar o site.

Assim, a página da sua empresa também terá um bom posicionamento no buscador, pois os mecanismos de busca avaliam de acordo com a experiência do usuário.

O que é SEO off Page?

SEO off Page é uma série de estratégias que envolvem tudo aquilo que é externo ao seu site, como links em outros sites, curtidas de posts e mensagens dos usuários.

Ou seja, o SEO off Page serve para trabalhar com tudo aquilo que não pode ser controlado pela empresa.

Esses links externos ajudam no posicionamento nos buscadores, pois indica maior autoridade no domínio, podendo resultar também, em mais tráfego.

As principais ações de SEO off Page são:

Ações nas redes sociais

As redes sociais podem ser utilizadas para gerar ainda mais relevância do seu site. A razão disso é a possibilidade de compartilhar links em cada postagem.

Esses links aumentam a autoridade do conteúdo e o número de acessos, pois eles direcionam ao conteúdo de forma fácil para seus seguidores ir até o seu site.

Guest post

O guest post é uma estratégia de troca de conteúdos entre dois diferentes blogs, no intuito de trocar tráfego e credibilidade entre ambos os portais.

Se ofereça para produzir um conteúdo com um site que tenha relação com a sua marca (Exceto concorrentes) e insira links direcionando para o site no post.

Backlinks

Os backlinks são sites que apontam links na internet direcionando a um conteúdo ou outra página do site. Esses links ajudam no ranqueamento e posicionamento nos buscadores.

Isso porque a lógica dos mecanismos de busca é que, se vários links apontam para o site é porque ele tem credibilidade e um bom conteúdo.

Use o SEO para fortalecer o seu site

O SEO é uma das principais estratégias de posicionamento para o seu portal b2b ter destaque na internet.

Por meio de técnicas de SEO on e off Page, o resultado dessas estratégias é um melhor ranqueamento e também, mais tráfego no site aumentando a autoridade perante os sites de busca.

Assim, fica mais fácil a sua empresa vender pela internet de forma orgânica, graças a atratividade da sua loja.

Dessa forma, sua empresa terá uma renda extra para aumentar a lucratividade da sua empresa pela internet.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria