Busca rápida X


Blog

18 março, 2021

Segurança na web: como saber se uma empresa é confiável

Por mais que seja excelente para realizar diferentes atividades, como as que envolvem pesquisa e comunicação, a internet está repleta de hackers. Normalmente, eles estão à espreita para roubar dados e informações sigilosas, como o números de cartões e contas bancárias.

Tendo isso como base, não é difícil perceber a importância da segurança na web e a necessidade de se proteger de golpes. E sabia que identificar páginas confiáveis, tanto envolvendo empresas quanto a presença de malwares, é mais fácil do que parece? 

Suponhamos que você esteja navegando na internet em busca de um fornecedor de argamassa baritada e encontre um com um preço excelente e um tempo de entrega relativamente baixo. Como você faria para identificar a segurança desta aquisição? 

Se você não souber como responder ou a solução que encontrou ainda te deixa receoso, esse post é para você! A seguir, confira três dicas para checar de forma simples a segurança na web e a confiança de uma empresa!

1. Veja se o site tem certificado SSL 

Dificilmente uma pessoa que não atua com a criação ou programação de blogs e sites sabe o que é o certificado SSL, mas a presença dele é muito importante e pode ser checada por absolutamente todo mundo! 

Imagine que você precise comprar um desengraxante biodegradável online, mas está com medo de hackers fazerem transações posteriores com o seu cartão de crédito. Se a página contar esse protocolo de segurança, as chances disso acontecer são basicamente nulas! 

Em suma, esse tipo de segurança na web atesta a confiabilidade da troca de informações confidenciais, evitando que seus dados caiam nas mãos de golpistas. Certo, eu tenho certeza que você está se perguntando como fazer essa checagem…

Olhe para a barra de URL e veja se aparece um cadeado fechado antes do site. Se a resposta for “sim”, ele conta com o certificado SSL. Agora, se for apresentado um cadeado aberto ou a expressão “não seguro”, atenção: seus dados não estão protegidos! 

2. Pesquise a reputação da empresa

Uma pessoa precavida que deseja contratar um serviço de demolição controlada costuma realizar muitas pesquisas antes de fechar o negócio, a fim de encontrar a companhia mais qualificada. A segurança na web também pode ser checada dessa maneira. 

Existem diversas maneiras para conhecer uma empresa, o que pode ocorrer dentro e fora do site. No geral, a informação interna é mais tendenciosa, visto que a própria companhia está falando sobre seu trabalho e diferenciais. 

Já a informação externa, que parte de clientes, é muito mais adequada para você que deseja saber se o site é confiável! Seja por meio de fóruns, redes sociais, classificação do Google ou até mesmo no Reclame Aqui, é possível encontrar informações sobre a companhia. 

Se ela alega ter muitos anos no mercado e uma atuação fantasma com relação a opinião de outros usuários, é melhor desconfiar! Páginas da web são visitadas e classificadas diariamente, ou seja, ela teria algum comentário, nem que fosse negativo! 

3. Cheque a presença de vírus no site

Bem, é tecnicamente impossível dizer que uma plataforma é a melhor amiga de um ser humano. Porém, se fosse comprovado que essa relação existisse, o Google com certeza estaria no topo da lista de 99,9% da população que tem acesso a ele! 

Além de contar com algoritmos inteligentes, que  permitem a classificação das melhores páginas nos resultados orgânicos de busca, ele ainda possui uma ferramenta exclusiva para checar a segurança na web, identificando a presença de diferentes problemas. 

Acha que é mentira? Pois bem, vá agora mesmo no Google e pesquise: “Navegação segura do Google”. Clique na primeira opção que aparece, que irá te direcionar para a página Transparency Report. 

Nela, você irá encontrar uma pequena especificação sobre o que é a navegação segura e um local para verificar o status do site, no qual você deverá colocar o URL da página que quer analisar e pesquisar a presença de conteúdos não seguros. 

Gostou do nosso post segurança na web: como saber se uma empresa é confiável? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌ redatora do Marketing para Indústria.

Quer receber dicas para melhorar seus negócios online?

Cadastre-se em nossa lista VIP

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp