Quem realmente ganha com cartões fidelidade: o consumidor ou o varejista?

Já foi parado por um vendedor perguntando seu interesse em fazer um cartão da loja? Pois é, quase todo mundo passou por isso em algum momento. Mas, já parou para pensar o porquê disso sempre acontecer?

 

A grande concorrência fez com que as empresas criassem novos métodos de venda, para valorizar os consumidores fiéis à marca e conquistar novos clientes. É uma tática usada em muitos estabelecimentos, desde a vendinha do quarteirão até grandes franquias e lojas de departamento. 

 

Uma pesquisa feita em 2019 pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) em parceria com o Instituto Axxus e a Unicamp, mostrou que 92% dos entrevistados já participaram de um programa do tipo ou tem vontade de participar. 

 

Isso se justifica pelo fato de a maioria dos consumidores possuem marcas favoritas de roupas, de restaurantes, cinemas, etc.

 

Vantagens

 

A verdade é que, se você é um consumidor assíduo de marcas específicas, o cartão fidelidade pode trazer grandes benefícios tanto para a loja quanto para o seu bolso. 

 

Claro, tudo depende do plano oferecido pelo estabelecimento. Nos melhores, é possível começar a pagar depois de dias ou meses, além de facilidade no parcelamento de compras e quem sabe, até um brinde! 

 

Até o famoso “compre 2 e ganhe 1”, popular entre pequenas lojas, já é um ótimo exemplo. 

 

Diversificação de benefícios

 

Em alguns dos grandes estabelecimentos, os cartões fidelidade possuem também a função de compra no crédito, ligada a alguma instituição financeira, mas as reais vantagens correspondem à compras na loja em si (física ou on-line). 

 

É o caso do cartão Marisa, por exemplo, que está ligado a um banco, porém seus principais benefícios estão ligados à compras na própria rede- como descontos especiais em itens específicos na loja, desconto exclusivo no mês do aniversário, anuidade bonificada, entre outros. 

 

Mas isso não é uma regra. Esse mesmo cartão pode dar descontos até em cinemas e teatros, e benefícios exclusivos em lojas parceiras. 

 

Feito para todos

 

Algumas pesquisas mostraram que diferentes tipos de consumidores fazem parte dos programas de fidelidade, pois os benefícios independem de características pessoais. 

 

Jovens, idosos, homens e mulheres podem fazer parte do mesmo programa, e se beneficiar da mesma forma. Essa é uma das principais vantagens para os comerciantes – de qualquer tipo. Afinal, todo mundo consome roupas, relógios, óculos, comidas e até um cafézinho. 

 

Uma das tendências que você pode levar em consideração é a volatilidade do programa para meios digitais. Existem alguns que oferecem as mesmas vantagens para compras on-line, e outras que possuem até aplicativo de controle e venda. 

 

Portanto, antes de você entrar para um programa de fidelidade, é preciso analisar bem os benefícios oferecidos e se você é um consumidor fiel à marca em questão.