Quais são os posts ideais para promover no Instagram e conseguir mais seguidores para o seu negócio?

Quem já trabalhou com redes sociais sabe que é bem diferente você promover no Instagram uma conta pessoal e uma conta com perfil empresarial.

Por outro lado, não é preciso ter tido contato com a área para saber como é fundamental estar presente nas mídias sociais, especialmente o Instagram, que já conta com cerca de 1 bilhão e meio de usuário no mundo todo, e quase cem milhões só no Brasil.

Os dados são da Opinion Box, que trabalha com pesquisa de mercado online, que também constatou que 83% dos entrevistados seguem alguma marca ou empresa, clicando constantemente em anúncios e propagandas.

Diante deste cenário, qualquer negócio, seja uma indústria ou uma sala comercial pequena, fica se perguntando: quais os posts ideais para conseguir engajar meu público e promover minha marca no Instagram? Para entender melhor, é só seguir adiante.

Como exatamente se promove algo?

Hoje praticamente toda rede social tem sua plataforma de Advertising (Propaganda), também conhecida pela sigla Ads. Embora o Instagram seja uma rede gratuita e permita o crescimento orgânico, impulsionar seus posts pode fazer toda diferença.

Assim, é possível promover conteúdos em vários formatos diferentes, que vão desde textos, fotos e vídeos comuns, até carrosséis com essas mesmas multimídias. Além disso, você pode promover um post, assim como um Storie.

Essas funcionalidades fazem a conta atingir muito mais gente. O interessante é que a ferramenta ainda permite segmentar o público, então se você trabalha com carimbo empresarial, pode impactar apenas os perfis mais corporativos.

Também é possível determinar o tipo de ação que você pretende gerar, tais como:

  • Conversões;
  • Cliques;
  • Instalação de apps;
  • Visualizações;
  • Entre outras.

Tudo isso aumenta incrivelmente a assertividade e a possibilidade de conseguir mais seguidores, mais leads e mais oportunidades para o seu negócio.

Ainda vale a pena investir em textos

Um erro muito comum é achar que já não vale mais a pena promover posts focado em textos, apenas em multimídias e conteúdos mais dinâmicos e visuais.

Embora o Instagram seja conhecido como a grande rede social das fotos e imagens, há muito espaço para produzir e promover conteúdos escritos, especialmente quando giram em torno de tutoriais, guias passo a passo e e-books.

Assim, se a empresa trabalha com cartão de ponto digital, locação de gerador de energia, entre outros, antes de lançar uma oferta da solução principal, ela pode promover um e-book do tipo “Os 10 problemas principais que os cartões de ponto digital podem resolver”.

Assim, se a empresa trabalha com cartão de ponto digital, antes de lançar uma oferta da solução principal, ela pode promover um e-book do tipo “Os 10 problemas principais que os cartões de ponto digital podem resolver”.

Esse é o famoso marketing de conteúdo, que lança sementes e iscas como modo de preparar o público para, no futuro, estar mais receptivo em termos de conversão e funil de vendas.

Outro exemplo é o do famoso storytelling, que é um texto focado em artifícios narrativos, voltado para um engajamento ainda mais profundo, por envolver a emoção do público. Também ele se dá por meio de textos.

Como trabalhar os vídeos e as lives?

Já ouviu dizer que uma imagem diz mais que mil palavras? Então, imagine o poder dos textos, que podem fazer as pessoas reterem muito mais do que se tivessem apenas lido.

Mas, para isso, eles precisam ser bem feitos, tanto no sentido técnico quanto em termos de conteúdo e informação. Aqui a importância do material escrito retorna, pois um bom post blog pode se tornar, mais tarde, um excelente script de vídeo.

Portanto, evite fazer vídeos sem antes aprofundar os temas por escrito. Quando sentir que está no caminho certo, então terá em mãos um excelente material para promover no Instagram.

Outro passo importante é o das lives, que atraem ainda mais o público, sobretudo quando trazem convidados ilustres do seu segmento, já conhecidos da maioria dos seus seguidores.

Uma maneira de promover isso é formatando as melhores partes em “pílulas” ou “nuggets”, que é como o pessoal chama os recortes das melhores cenas de um vídeo.

Por dentro das promoções e sorteios

Não podemos nos esquecer de que algumas coisas nunca vão mudar no marketing, seja ele online ou offline.

Por isso mesmo, estratégias clássicas como sorteios e promoções continuam atingindo multidões.

Imagine, por exemplo, se você trabalha com notebook para escritório, e simplesmente faz uma oferta do tipo “Marque 5 amigos e concorra a descontos incríveis”.

Certamente ao promover um post, ele vai conseguir mais seguidores e mais oportunidades para o seu negócio, e ainda trará pessoas/leads novos que você ainda não tinha atraído.

Aproveite o ambiente do Instagram

 

É essencial ressaltarmos que o Instagram é uma plataforma cheia de potencial. Ainda mais, pois o público-alvo presente lá costuma interagir de maneira dinâmica com as marcas.

Além disso, o instagram também promove muito mais facilidade aos usuários que navegam pela plataforma, especialmente para procurar imagens e vídeos.

Sabendo disso, no instagram, você consegue ter uma maior clareza ao decidir sobre as estratégias que deseja elaborar

Sabendo de todas essas informações, é possível ter mais clareza ao decidir sobre quais estratégias elaborar dentro do seu negócio.

Se você oferece produtos como bucha de nylon, entre outros, estude sobre o seu público-alvo, analise sobre os conteúdos interessantes que possa produzir e entenda as suas dores e necessidades, para dessa maneira, disponibilizar a melhor solução!

Dessa forma, você estará aproveitando todo o espaço que o Instagram oferece para direcionar as suas estratégias de forma precisa ao seu público-alvo.

Vale lembrar que essas dicas valem para empresas de todos os portes e segmentos, sejam comércios, estação de tratamento de água, construtoras, e muito mais.

Com isso, vemos como o Instagram pode ser uma rede social incrível em termos de oportunidade, e quais as principais dicas para quem quer promover o seu negócio nele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, junto ao iq.