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24 agosto, 2020

Quais são as melhores estratégias de marketing digital para pequenas empresas?

As estratégias de marketing digital são muito importantes para empresas de todos os segmentos. Esse tipo de marketing é online, e tem na internet o seu principal veículo de comunicação, fazendo isso por meio de diversos canais.

Ter um negócio presente nos meios digitais é essencial por diversos fatores, mas devemos considerar, principalmente, o fato de que as pessoas estão cada vez mais conectadas, e as marcas devem estar onde o público se encontra.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância de pequenos negócios marcarem presença nos meios digitais, além das principais estratégias de marketing utilizadas. Acompanhe!

A importância de estar na internet

A presença digital se tornou uma questão de sustentabilidade para empresas de qualquer nicho de mercado. Isso porque mais da metade dos brasileiros estão conectados na maior parte do tempo.

Dessa forma, o público-alvo de qualquer negócio está online, como no caso de uma empresa de reciclagem de papel, portanto, a presença digital amplia os resultados das organizações.

Isso porque a internet leva a marca, seus produtos e serviços às pessoas que realmente têm interesse neles. 

Isso também significa o aumento da concorrência, visto que todos os pequenos, médios ou grandes negócios possuem site ou pelo menos um perfil em uma rede social.

Portanto, se você ainda não aposta em boas estratégias de marketing digital, é provável que as pessoas estejam tendo acesso à concorrência e comprando com ela, pois essas empresas já estão colocando em prática o marketing digital. 

Por isso, é preciso que a sua empresa comece a usar essas ferramentas o quanto antes.

Dicas de marketing digital para pequenos negócios

Veja, a seguir, as principais estratégias de marketing digital que podem ser usadas pelos pequenos negócios, como no caso de uma empresa de motoboy:

1 – Inbound Marketing

Também conhecido como “Marketing de Atração”, tem como missão atrair, converter e encantar os clientes por meio de estratégias como o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca).

Trata-se de uma otimização para o site da empresa que faz com que ele esteja entre as melhores posições de uma busca no Google. Para isso, são necessárias ações como:

  • Criar um site atrativo;
  • Estar dentro dos padrões de carregamento;
  • Usar call to action (chamada para a ação);
  • Usar site responsivo.

Outra estratégia de inbound é o Marketing de Conteúdo. Com ele, uma empresa de fretamento cria conteúdos de valor focados naquilo que interessa ao público alvo.

Esses conteúdos ajudam a rankear melhor o site por conta das palavras-chave utilizadas, além de ajudar o lead a avançar as etapas dentro do funil de vendas.

Bons conteúdos também transformam uma marca em referência no seu setor, constrói um relacionamento sólido com potenciais clientes e melhora a imagem da empresa como marca perante o público-alvo.

2 – Link building

O link building é uma estratégia inteligente que prova para o Google a relevância do site da empresa. Isso acontece quando uma empresa acrescenta links da página de outros negócios como referência em determinado assunto.

Por exemplo, quando uma gráfica de impressão digital consegue links de alta qualidade, ela contribui para que os sites de buscas entendam a relevância de seus conteúdos.

Ou seja, a empresa mostra que suas páginas possuem qualidade suficiente para estarem entre as primeiras posições do Google. O ideal é procurar por bons parceiros, de preferência que sejam do mesmo nicho de atuação que o seu.

3 – E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais baratas e mais efetivas de marketing digital, trazendo um bom retorno financeiro para as marcas.

É necessário investir nessa prática e construir uma boa lista de contatos, pois dessa forma é possível nutrir melhor os leads e estabelecer um contato constante com esses potenciais clientes.

Além disso, o e-mail marketing ajuda a classificá-los, mantém os contatos informados sobre assuntos do interesse deles, estabelece uma comunicação segmentada e facilita a conversão.

O e-mail marketing também trabalha os clientes já existentes, fidelizando-os e fazendo com que voltem a fazer negócio com a sua empresa.

Conclusão

Como vimos, o marketing digital é essencial para os pequenos negócios porque facilita a exposição da marca para o público-alvo. Com isso, mais pessoas vão conhecê-la e se conectar a ela por meio de canais como sites, redes sociais, e-mail, etc.

No entanto, toda estratégia deve ser planejada para que seja possível atingir os resultados esperados, além de garantir um investimento certeiro que traga bons retornos.

Com isso, fazer o negócio crescer é apenas uma questão de tempo, possibilitando que ele esteja entre as preferências dos consumidores quando precisarem do que a sua marca vende.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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