Quais estratégias de marketing usar para conseguir novos clientes?

Existem inúmeras estratégias de marketing digital, destinadas aos mais variados objetivos, e um dos principais diz respeito a atrair novos clientes.

Conquistar clientes é importante por muitas razões, não apenas para aumentar os lucros, mas também para tornar a marca mais conhecida e fazer o negócio crescer.

Só que em um mercado tão concorrido, essa tarefa pode não ser fácil, no entanto, pode ser aprimorada usando boas práticas de marketing.

Pensando nessa necessidade, neste artigo, vamos explicar a importância das estratégias de marketing para atrair clientes e dar algumas dicas para fazer isso. Confira!   

Importância do marketing para a atração

As estratégias de marketing são importantes para atrair novos clientes porque elas fazem tudo de maneira segmentada. Ou seja, a marca vai além dos dados demográficos e passa a entender as dores, motivações e preferências de seu público.

No que diz respeito ao marketing digital, suas ações podem ser corrigidas em tempo real, uma vez que são totalmente mensuráveis.

Com isso, um restaurante com buffet comida infantil, por exemplo, identifica quais práticas estão dando resultado e quais não estão, podendo melhorá-las ou partir para outras estratégias.

Sua marca será facilmente encontrada pelos consumidores certos, pois algumas ações, como construir um site institucional ou estar nas redes sociais, permite que as pessoas encontrem a sua empresa a qualquer momento e de qualquer lugar.

Dicas para atrair clientes

Em vista dessa importância, é essencial usar algumas estratégias com foco em conquistar clientes. Independentemente de qual seja o seu segmento, algumas práticas de marketing para isso são fundamentais, como:

1 – Conhecer o público-alvo

Antes de definir suas estratégias, um dj para festa (ou qualquer outro profissional ou empresa), precisa conhecer o seu público-alvo.

Você só vai atrair os consumidores se compreender suas necessidades, comportamentos, dores e falar a mesma língua que eles.

As ações serão mais segmentadas e o seu negócio vai poupar tempo e dinheiro com práticas que não trazem resultado.

2 – Estar nas redes sociais

As redes sociais são parte da vida das pessoas e reúnem os mais variados perfis de consumidores, então, sua marca também precisa estar nelas.

Contudo, não crie perfil em todas elas, pois o gerenciamento torna-se impraticável, tendo em vista que você também precisa dar atenção a outros afazeres.

O ideal é estar nas plataformas que o seu público-alvo utiliza, além do que, cada rede possui suas próprias particularidades e algumas não são viáveis para alguns nichos.

Depois de escolher, complete todas as informações do perfil e mantenha o canal ativo com publicações relevantes, fotos e interação com os seguidores.

3 – Ter um blog

Todo tipo de organização, como um buffet de aniversário, precisa ter um blog, uma vez que é por meio dele que os conteúdos relevantes, destinados a atrair o público, serão postados. Eles podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Imagens;
  • Infográficos.

Essa plataforma é a porta de entrada para que os potenciais clientes conheçam a marca, tirem dúvidas e consumam os materiais publicados.

É a maneira mais eficiente de gerar leads, aumentar a autoridade da marca e facilitar as vendas, visto que as publicações podem mostrar que o cliente tem um problema e a sua marca tem a solução.  

4 – Investir em SEO

O Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que otimizam as páginas do seu site e blog, para que elas apareçam nos primeiros resultados de uma pesquisa.

Então, se algum usuário procura informações sobre hambúrguer artesanal vegano, por exemplo, vai encontrar entre os primeiros links as empresas que usam as estratégias de SEO.

Elas consistem em ter um site responsivo, usar as palavras-chave adequadas, investir em URL amigável, criar bons conteúdos, garantir a usabilidade de suas páginas, dentre outras práticas.

5 – Usar e-mail marketing

O e-mail marketing é uma boa estratégia para atrair clientes, porque com ele você pode enviar materiais para nutrir os leads que gerou pelos seus canais.

E-books, newsletter e outras opções fazem com que esses potenciais clientes amadureçam até estarem prontos para comprar e se tornarem clientes.

Conclusão

Atrair clientes é muito mais fácil quando investimos nas estratégias corretas, e agora você já sabe quais são. Além disso, é um modo de dar mais ênfase à marca e torná-la mais popular.

Só não se esqueça de mensurar as suas ações para garantir que elas estejam trazendo os resultados esperados. Assim, você otimiza seus investimentos e atrai um número de clientes cada vez maior.