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13 outubro, 2020

Os desafios da cultura corporativa remota

Se a necessidade de cuidar das pessoas da empresa em tempos “normais” já é alta, com cenários de crises e instabilidades é preciso ainda mais atenção aos componentes dos grupos. Manter produtividade, melhorar índice de turnover, criar motivação e manter alinhamento dos grupos é um grande desafio em momentos de home office.

Como o trabalho remoto se tornou a solução e necessidade quase que do dia para a noite, muitas empresas não tinham estruturas e processos focados para essa modalidade de trabalho e passaram — ou estão passando ainda — por alguns obstáculos nesse caminho.

Vale lembrar que a tendência é que o home office, ou o trabalho híbrido, aquele que mescla atividades presenciais com remotas, tende a ser cada vez mais comum em setores em que há essa possibilidade.

Importância da cultura corporativa

É principalmente em momentos de crise em que é ainda mais necessário manter a cultura corporativa viva para fortalecer as equipes e motivar as pessoas em seus postos.

A cultura corporativa é o conjunto de hábitos, valores, crenças e comportamentos compartilhados no ambiente de trabalho, que definem como uma determinada empresa conduz os seus negócios.

Ter cultura estruturada faz bem para todos os setores e define formas de agir dos indivíduos, pensando em ações cotidianas e objetivos conjuntos. Com a adoção intencional ou emergencial do home office, manter e reforçar esses princípios torna-se um grande desafio. Portanto, é preciso entender as dificuldades para manter a cultura corporativa para buscar ações remediativa. Confira alguns pontos importantes!

Comunicação

A comunicação é um dos pontos cruciais para o fortalecimento da cultura corporativa, manutenção dos processos e bom andamento dos trabalhos. Se, por vezes, já é difícil manter uma comunicação ativa com todos no mesmo ambiente, imagina com cada um em sua casa?

É sem dúvida um desafio que precisa ser contornado, afinal, os colaboradores devem estar a par das decisões da organização e ter um canal ainda mais aberto para qualquer tipo de informação.

A distância e os momentos de incerteza causados pelas crises podem reforçar rumores, fofocas e informações erradas, portanto, ter transparência e prezar pela boa comunicação é ainda mais crucial.

Vale a pena aproveitar o momento de grande força digital para investir em criação de blogs internos, newsletter, informativos, intranet, chats, grupos ou qualquer ação que deixe os colaboradores próximos da empresa e informados.

Liderança

Manter o contato entre líderes e equipes é também um grande ponto da cultura corporativa, afinal, os líderes são fortes “carregadores da bandeira” da cultura da empresa.

Com a distância, torna-se um pouco mais difícil dar suporte e exemplo para os colaboradores a partir dos valores da empresa e é preciso que haja contato periódico e acompanhamento para que os funcionários não se sintam perdidos.

Não é sobre cobrar horários e tempo online, mas sim sobre alinhar tarefas, resultados, tirar dúvidas, resolver pendências, cronogramas e mais do que isso, motivar e valorizar o trabalho dos colaboradores.

Mais do que nunca, é essencial ter e fortalecer a cultura dos feedbacks. Ao trabalhar sozinhos, os funcionários precisam saber como está seu desenvolvimento e o que está alinhado ou não com a cultura organizacional.

É preciso oferecer feedbacks, positivos e negativos, para fortalecer a relação das pessoas com os valores e objetivos propostos pelas empresas.

Clima organizacional

Mesmo com todas as vantagens do home office, é natural que as pessoas sintam falta do convívio social e do contato com seus colegas de setor e de empresa. Por isso, faz parte da cultura organizacional reforçar essa troca, mesmo que a distância.

Além de incentivar reuniões e trabalho em grupo é também interessante criar ações não apenas relacionadas ao trabalho, como dinâmicas, happy hour e momentos de descontração que fortaleçam os grupos e os valores do negócio.

Treinamento e desenvolvimento

Mais do que nunca, é hora de valorizar os colaboradores e dar a chance de seu crescimento junto com a organização nos novos processos. Fornecer educação corporativa tem tudo a ver com cultura organizacional e não pode ser esquecida.

Aproveite do EAD, plataformas de ensino, cursos online e gratuitos e dê insumos para que o seu colaborador utilize momentos da sua rotina para aprender.

Uma cultura organizacional é forte quando os colaboradores se sentem parte do negócio e, mesmo sem perceber, compartilham dos valores da empresa, onde quer que estejam.

Em momentos de trabalho remoto é preciso reforçar ainda mais esse comprometimento para que todos verdadeiramente entreguem o melhor em seus postos. Como sua empresa tem lidado com home office e cultura organizacional? Como estão os pontos que citamos? Aproveite e reveja seus processos para motiva ainda mais seus funcionários!

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