Busca rápida X


OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA NA INTERNET? $$$$
EU LUCAS DE CAMPOS, DONO DA LCCOMUNIC TE CONVIDO
CONFIRA MEU BLOG, TENHO MUITA INFORMAÇÃO SOBRE ISTO!

Blog

23 julho, 2020

Onboarding digital: saiba como estão as integrações em tempos de home office

Os primeiros dias de trabalho de um novo funcionário são repletos de aprendizado e desafio e a forma como é conduzida o seu onboarding é essencial para seu envolvimento com o cenário organizacional, aprendizagem e, até mesmo, para a retenção de funcionários.

O trabalho do RH não acaba após a contratação e, junto aos gestores, é preciso estruturar um processo de integração. Porém, em tempos de home office, diversos papéis e tarefas dentro da organização precisaram ser adaptados e o onboarding é um deles.

Mesmo nesse momento à distância, é necessário que ele seja feito e com ainda mais atenção para que o novo colaborador não se sinta perdido e sozinho em sua casa. Sua empresa está preparada para essa etapa do processo ser realizada de forma remota? Vamos falar mais sobre ela?

Onboarding

O onboarding é o processo de integrar novos colaboradores para que eles estejam preparados, alinhados e adaptados ao novo ambiente de trabalho o mais rápido possível.

O período de onboarding é muito importante para que o colaborador se conecte com a empresa, valores e processos e se sinta acolhido de forma rápida e eficaz. Esse é um dos momentos cruciais de que uma organização pode gerar valor em seu funcionário.

Segunda Ariane Israel, diretora da Page Outsourcing, especializada no recrutamento de executivos, esse processo é a “primeira impressão que o colaborador tem quando chega na companhia”.

Um bom processo de integração aumenta motivação de engajamento, integra colaboradores, fortalecendo clima organizacional, retém e atrai talentos, fortalece a marca empregadora, entre outros.

De acordo com a pesquisa “Processos de admissão, onboarding e treinamento no cenário COVID-19”, realizada entre março e abril/2020 pela Talenses Groups, em média, 70% dos trabalhadores estão em home-office e, porém, em todos os setores houve diminuição na quantidade e intensidade do onboarding e, 57,6% das empresas apresentaram dificuldades para fazer esse processo de forma remota.

Essa diminuição ou dificuldade enfrenta precisa ser revisitada para que os processos sejam adaptados, afinal, não olhar para ele pode ser um grande erro dentro da empresa.

Como fazer integração online?

Certamente as empresas entendem a importância desse processo, porém, colocar em prática sem prejudicar a experiência dos funcionários é o grande desafio. Por isso, confira algumas dicas importantes!

Tenha as etapas planejadas e conte com material de apoio

O programa de integração precisa de estrutura, portanto, tenha agendas e programação de tudo que irá acontecer e o que deve ser repassado para o novo funcionário. Monte cronogramas para definir ações durantes os dias e semanas e repasse a todos os envolvidos.

Elabore materiais de apoio para que as explicações sejam mais lúdicas e agradáveis e invista em multimídia, vídeos, dinâmicas e interação. É importante também que a empresa conte com um manual do colaborador, que pode ser de grande ajuda para um novo colaborador de forma remota.

É preciso que a empresa se adapte para o digital e conte com plataformas e conteúdos que sejam de fácil acesso para os funcionários.

Prepare o primeiro dia

O primeiro dia é um dos dias mais importantes e impactantes, portanto, prepare seu colaborador para ele. Envie e-mail de boas-vindas, repasse informações importantes e demonstre que ele será essencial para a equipe.

Se possível, envie um kit de recepção para o endereço do funcionário e, mais do que isso, não se esqueça de fornecer os insumos necessários, como computador, programas internos, senhas e tudo o que for preciso para a realização do trabalho.

Apresente a equipe

Conhecer colegas de trabalho é muito importante, portanto, inclua os membros do time no processo de onboarding e apresente uns aos outros. Além disso, o RH deve trabalhar em contato com o gestor para que sejam explicadas rotinas de trabalho, tarefas, metas e indicadores.

Acompanhe e dê feedback

O processo de onboarding não é apenas a apresentação da empresa no primeiro dia e o novo colaborador precisa ser acompanhando por algum tempo. Os gestores e responsáveis devem estar atentos ao desenvolvimento do colaborador e dar feedbacks, incentivando o aprendizado.

Estar próximo ao funcionário e oferecer auxílio para sua adaptação é uma tarefa essencial dentro do onboarding.

A integração de funcionários é uma tarefa contínua, que deve receber muita atenção nesse momento de home office. Mesmo que as empresas em breve retomem suas atividades, é importante contar com processos online e ter formas de aprendizado disponibilizado através de diferentes plataformas.

Muitas organizações já estão fazendo seus processos de forma remota e, mais do que isso, pretendem continuar nesse estilo de trabalho. Como sua empresa está lidando com o home office e com o onboarding digital? Aproveite nossas dicas para melhorar seus processos!

Descubra AGORA os 03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender Como AFILIADO

Depois de 14 anos de experiência, Alex Vargas colocou nesse livro 03 passos mais simples para começar como afiliado digital. Quando você colocar as mãos nesse livro digital gratuito, nunca mais vai ter problemas para divulgar e vender muito como afiliado.

OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA NA INTERNET? $$$$
EU LUCAS DE CAMPOS, DONO DA LCCOMUNIC TE CONVIDO
CONFIRA MEU BLOG, TENHO MUITA INFORMAÇÃO SOBRE ISTO!

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp