O que você precisa saber sobre automação industrial

Você já ouviu falar sobre a automação industrial? Muito popular no mercado, o termo é usado desde o século XVIII, ganhando força em meados do século XX, quando a relação entre homem e máquina começou a ser estudar mais a fundo. 

Mesmo que tenha iniciado de forma efetiva durante a 3° Revolução Industrial, foi apenas com o surgimento da indústria 4.0. que ela começou a se destacar e a ganhar espaço no mercado. Quer saber mais sobre a automação industrial e como ela vem ganhando força? Então, continue lendo esse post! 

O que é a indústria 4.0? 

Antes de entender o que é a automação industrial, é ideal que você tenha uma noção básica do que é e como atua a indústria 4.0. No geral, ela se caracteriza por permitir que os processos possam ser desenvolvidos com o máximo de segurança e mínimo de erro.

É de conhecimento geral que a exposição constante a altos sons pode ocasionar a perda total da audição. Isso significa que o amplificador de som profissional não poderá mais ser utilizado? É claro que não! 

O mesmo acontece em uma indústria. Diversas tarefas realizadas no local são potencialmente perigosas, mas ainda assim precisam ser desenvolvidas. Com investimentos na indústria 4.0., os donos e os gestores podem diminuir de forma significativa os acidentes, sejam eles leves, médios, graves ou até fatais. 

Em outras palavras, os sistemas passam a receber novas tecnologias, a fim que as atividades possam ser completadas sem que seja necessário interferência humana. Esses novos meios produtivos ainda estão caminhando a passos lentos no Brasil, mas a automação industrial já é encontrada em vários setores. 

Como contratar um serviço de automação industrial? 

De todos os investimentos que podem ser solicitados a uma empresa que faz otimizações 4.0., a automação industrial é a mais versátil, visto que podem ser adotadas diversas tecnologias e técnicas. 

Tendo citado isso, eu te pergunto: Você contrataria uma empresa de montagem de tubulação que não fosse especializada? Se você preza pela sua segurança e de todos os que circulam na área que a instalação será feita, a resposta com certeza foi não. 

Então, se você quer contratar um serviço de automação industrial, não pode escolher pela empresa que oferece os menores preços, mas sim aquela que assegura ferramentas modernas e equipe especializada, bem como cumpra todos os requisitos de segurança. 

É importante destacar também que a automatização dos sistemas é dividida em duas partes: a operacional, que otimiza os componentes da máquina, e a de controle, que diz respeito com o que pode ser programável. Combinando essas pontas, você garante um local de trabalho otimizado.

Os principais objetivos da automação

Pense nas portas radiológicas. Resumidamente, elas são instaladas para bloquear a passagem de radiação de um ambiente para outro, aumentando a segurança em todas as pontas. 

Trazendo isso para a realidade desse conteúdo, a automação industrial é uma excelente maneira de identificar falhas durante a operação de um equipamento, impedindo sobrecargas e acidentes. 

Não só isso, a implementação das tecnologias assegura o aumento da velocidade produtiva ao mesmo tempo que diminui os gastos operacionais, como o desperdício de matéria-prima, água e energia. 

Por último, a automação industrial é ideal para aumentar a vida útil de uma máquina. Por permitir antecipar falhas de operação, dificilmente o equipamento irá trabalhar de maneira incorreta, o que diminuirá as quebras. 

Gostou do nosso post sobre o que você precisa saber sobre automação industrial? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.