Busca rápida X


OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA NA INTERNET? $$$$
EU LUCAS DE CAMPOS, DONO DA LCCOMUNIC TE CONVIDO
CONFIRA MEU BLOG, TENHO MUITA INFORMAÇÃO SOBRE ISTO!

Blog

8 outubro, 2020

O que acontece caso não haja o pagamento da DARF?

Tributos fiscais importantes para PF e PJ: o DARF

 

Para quem tem empresa é comum a preocupação com o pagamento de impostos para o Governo, de tributos fiscais, dentre outros compromissos. O CNPJ, documento que caracteriza a Pessoa Jurídica (PJ), deve estar em dia com esses tributos, pois confere segurança para a empresa, tanto para fiscalização quanto para operações burocráticas e fiscais.

Dentre alguns documentos que devem estar devidamente regulados está o DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais. A guia é emitida pelo Ministério da Fazenda e pela Secretaria da Receita Federal e trata-se de um documento de cobrança, com origem nas operações financeiras dentro de uma empresa. 

No DARF são pagos os seguintes tributos: IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), entre outras cobranças.

 

Veja como pagar o DARF on line de forma fácil, rápida e segura

Seu pagamento pode ser realizado com várias periodicidades, dependendo dos impostos a serem recolhidos e, de forma a chegarem aos cofres públicos. Sua emissão é obrigatória, tanto para Pessoas Físicas quanto para Pessoas Jurídicas (caso a empresa não faça parte do regime tributário Simples Nacional, o DARF Comum é utilizado para recolher impostos alfandegários e sobre o faturamento).  O DARF pode ser gerado de maneira simplificada e online conforme a frequência de recolhimento e para cada tributo, já citado acima. Trata-se de um procedimento de emissão da guia através na internet. Dessa forma, o usuário tem segurança no preenchimento dos campos, diminuindo assim, possíveis erros.

Porém, para as empresas manterem seu negócio sempre em dia com a receita, a presença de um profissional da contabilidade, de forma a orientar e apontar os detalhes para esses pagamentos, é fundamental. Paralelamente, a emissão do DARF on line pode ser uma facilidade utilizada em ambos os casos (PJ e PF).

Se o DARF não for pago, o que acontece com a situação fiscal?

Na verdade o não pagamento do DARF funciona semelhante ao pagamento de fatura de cartão de crédito, em seu valor mínimo. Se, por exemplo, o documento for pago em atraso, ficarão “pendurados” acréscimos legais, ou seja, o seu valor principal não será integralmente quitado (daí a semelhança com o cartão de crédito). Esse saldo fica pendente no histórico fiscal daquela determinada empresa, e, a mesma, para regularizar-se, deve consultar o saldo devedor na Pesquisa de Situação Fiscal e, emitir um novo DARF para pagamento.

Como proceder com valores pagos no DARF on line indevidamente ou a mais?

Isso pode ocorrer. Caso aconteça de efetuar o pagamento indevidamente, em duplicidade ou a mais pode acarretar a cobrança de multas e juros, porém esses valores podem ser compensados ou restituídos.  Para isso, você pode acessar o site da Receita Federal que lá encontrará toda a explicação e os passos para o procedimento padrão.

Ainda existe a cobrança indevida desse imposto. Para saber se realmente há impostos para restituição e créditos acumulados, o contribuinte deve realizar um levantamento de suas apurações através de documentos fiscais e contábeis. Depois, é só fazer a solicitação pelo Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP) junto a Receita. Com todos os documentos e guias em mãos, terá como provar o erro (caso tenha de fato) e, ser ressarcido.

O site da receita Federal é bem objetivo e amplo. Lá, você encontra links, tópicos explicativos, dentre outros serviços, além de canais de comunicação via telefone ou email que podem esclarecer todas as suas dúvidas. (www.receita.fazenda.gov.br)

Descubra AGORA os 03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender Como AFILIADO

Depois de 14 anos de experiência, Alex Vargas colocou nesse livro 03 passos mais simples para começar como afiliado digital. Quando você colocar as mãos nesse livro digital gratuito, nunca mais vai ter problemas para divulgar e vender muito como afiliado.

OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA NA INTERNET? $$$$
EU LUCAS DE CAMPOS, DONO DA LCCOMUNIC TE CONVIDO
CONFIRA MEU BLOG, TENHO MUITA INFORMAÇÃO SOBRE ISTO!

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]m.br

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp