Muito se tem falado acerca da importância do bom relacionamento com o cliente. Afinal, trata-se da melhor alternativa para que o consumidor volte a consumir os produtos e serviços da sua marca e divulgue-os entre familiares, colegas de trabalho e amigos.
E dentre o conjunto de estratégias que permitem construir uma relação positiva e duradoura com o público, destaca-se o marketing de relacionamento. A ferramenta, por sua vez, visa criar um vínculo emocional entre o cliente e a marca para que ele seja fidelizado.
Por essa razão, podemos afirmar, com segurança, que o marketing de relacionamento é uma estratégia indispensável para empresas que buscam crescer de forma sustentável, sair um passo à frente da concorrência e alcançar bons resultados.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 ações eficientes para aplicar o marketing de relacionamento. Neste post, você verá maneiras simples de captar novos clientes e transformá-los em grandes defensores da sua marca. Confira!
Que as redes sociais são canais valiosos do marketing digital não é uma novidade, certo? E isso não seria diferente com o marketing de relacionamento. Os meios pode contribuir – e muito! – com a comunicação e o contato entre empresa e consumidor.
Para isso, esqueça a ideia de ficar ‘’empurrando’’ produtos e serviços no feed do usuário. É necessário promover conteúdos informativos e relevantes, que realmente agreguem valor à vida do consumidor.
Além disso, responda comentários, esclareça dúvidas e questionamentos, mostre-se acessível e ouça o seu cliente.
Suponhamos que você trabalhe com a venda de SPDA para raio. Então, ao invés de ficar promovendo os produtos o tempo todo, escreva conteúdos voltados ao nicho e faça com que eles sejam relevantes.
Outro ponto essencial para melhorar o seu relacionamento com o cliente é lembrar de datas importantes. Com isso, você mostra que a empresa não valoriza apenas o dinheiro dele, mas sim o seu bem-estar.
E-mail de aniversário simpático, cumprimentando o cliente (e até mesmo oferecendo um desconto) pode ser uma ótima alternativa para cumprir essa missão.
Vamos imaginar que você auxilia o consumidor a comprar ímã de neodímio. Assim, você pode oferecer uma consultoria especial em datas comemorativas.
O bom atendimento é um dos princípios do marketing de relacionamento. Para cumprir essa missão, coloque-se no lugar do cliente, ouça-o e tenha sempre em mãos soluções que realmente possam solucionar o problema apresentado por ele.
Para poupar tempo com essa tarefa, aposte em chatbots ou chats online, que dão agilidade ao processo de atendimento e podem resolver um problema em questão de minutos. Com isso, uma simples dúvida de alugar gerador de energia poderá ser resolvida.
Por fim, criar um programa de fidelidade é uma excelente maneira de construir um relacionamento duradouro com o cliente.
Para isso, defina bem a premiação, as regras de participação e funcionamento, os requisitos para participar, pontuar e avançar (caso haja etapas), o software que fará o acompanhamento, entre outros.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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