Busca rápida X


Blog

14 outubro, 2015

Mac OS: seis funções que fazem o sistema da Apple superar o Windows

Embora o novo OS da Microsoft tenha encurtado a distância em relação à Apple, isso pode não ser o é suficiente para convencer os usuários de Mac a trocar de sistema. 

MacBooks podem vir com identificador de impressões digitais, diz patente

OS X El Capitan trouxe melhorias discretas para um sistema que é sólido há anos, com alguns recursos que a Microsoft ainda deve levar um tempo para incluir em PCs. Confira uma lista com seis funções que são melhores no Mac OS tem e que, certamente, ajudam a torná-lo tão amado por seus usuários.

iPhone-no-Mac-OS-X (Foto: Divulgação/Apple)Lista reúne recursos que só o Mac OS tem (Foto: Divulgação/Apple)

 

1) Uso inteligente de memória e energia

Um dos grandes trunfos do OS X frente ao Windows, há tempos, é a maneira com que gerencia os programas abertos pelo usuário. Ao contrário do Windows, que os fecha completamente ao clicar no “x” no canto da janela, o Mac os mantém sempre rodando em segundo plano consumindo o mínimo possível de energia e memória. Assim, é sempre rápido abri-los quando necessário, e não é preciso se preocupar com falta de RAM ou bateria – com a exceção do Chrome.

OS X abre vários apps sem consumir muita memória ou bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)OS X abre vários apps sem consumir muita memória ou bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O resultado é uma experiência mais leve, que requer menos preocupação em sair dos apps abertos. Usuários podem fechar a tampa do Macbook após um dia de trabalho e não se preocupar em desligar o sistema, que sempre estará pronto para trabalhar.

2) Animações e efeitos de transição elegantes

Animações e transições são fluidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Animações e transições são fluidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Windows 10 trouxe refinamentos importantes no design, incluindo uma visão explodida de apps abertos mais intuitiva e alguns efeitos de transição, mas nada que se compare com a fluidez das animações do OS X. O sistema da Apple lança mão do uso mais eficaz da GPU que sua base em Linux oferece, resultando em uma experiência de uso mais agradável: as janelas minimizam e maximizam suavemente e os programas em tela cheia flutuam na tela.

3) Captura de tela fácil

Capture a tela inteira ou uma área qualquer com comandos no teclado (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Capture a tela inteira ou uma área qualquer com comandos no teclado (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O Mac traz comandos nativos para tirar prints de tela, que ajudam na hora de catalogar tudo o que você vê no computador, inclusive frames de vídeos: é possível capturar o desktop inteiro, somente a janela ativa ou uma área selecionada com o mouse. O OS X ainda coloca as imagens na área de trabalho, salvando as capturas sem perder tempo entre um clique e outro.

No Windows, essa tarefa só é facilitada com o uso de apps, como o PicPick, uma das melhores ferramentas para tirar prints na plataforma da Microsoft que,sem coincidência alguma, imita algumas das principais características do Mac.

4) Periféricos plug & play

Mouses e teclados são reconhecidos sem drivers (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mouses e teclados são reconhecidos sem drivers (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Usuários de Windows estão tão acostumados com a instalação de drivers para todo equipamento conectado à porta USB que não percebem a inconveniência dessa necessidade. No Mac, não é preciso instalar nada antes de começar a usar um mouse, teclado, HD Externo ou qualquer outro acessório ou periférico: são todos verdadeiramente plug & play.

5) Você sabe onde estão seus apps

Apps ficam organizados em pasta e podem ser excluídos com um clique (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apps ficam organizados em pasta e podem ser excluídos com um clique (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

 

 

Se há uma área em que o Windows é uma verdadeira bagunça é a famosa pasta “Arquivos de Programas”. Lá, o sistema da Microsoft coloca todos os executáveis junto com arquivos auxiliares de todos os apps instalados, o que acaba causando uma confusão na cabeça do usuário: afinal, onde está o programa que você acabou de instalar?

No Mac, tudo o que é instalado fica organizado na pasta “Aplicativos”, com ícones que identificam cada programas. O conteúdo de cada programa pode ser explorado, mas fica oculto para os usuários que só precisam executá-los ou excluí-los do computador com um clique ou movendo-os para a lixeira – não há painel de controle ou prompt de desinstalação para todo app, por mais simples que ele seja.

6) Pré-visualização

Selecione e tecle Espaço para pré-visualizar arquivos em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione e tecle Espaço para pré-visualizar arquivos em qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Um recurso pouco valorizado no Mac é a ferramenta de pré-visualização, que vem se tornando mais poderosa a cada versão do sistema. Com ela, é possível ver rapidamente o conteúdo de um arquivo pressionando a tecla "Espaço" quando o cursor está sobre o ícone – algo especialmente útil na hora de selecionar as melhores fotos da sua última viagem, por exemplo.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows?Comente no Fórum do TechTudo.

Em arquivos de texto, como notas e PDFs, é possível até fazer pequenas edições ao maximizar a janela de pré-visualização, obtendo um conjunto razoavelmente completo de pinceis e outras ferramentas.

No Windows, o que há de mais parecido com essa função é o modo preview do Explorer, que mostra uma miniatura do conteúdo em uma janela lateral. Porém, na hora de ver fotos em tela cheia ou realizar qualquer alteração, o usuário é obrigado a abrir apps de fotos, vídeos e outros, algo que só um usuário de Mac sabe o quanto prejudica o dia a dia.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2015/10/mac-os-seis-funcoes-que-fazem-o-sistema-da-apple-superar-o-windows.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=Editorial_not%C3%ADcia_vidadigital / por  / Foto: Divulgação/Apple

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp