Busca rápida X


Blog

1 março, 2016

Google lança tecnologia para sites abrirem mais rápido no smartphone

Google anunciou nesta quarta-feira (24) uma nova tecnologia para acelerar o carregamento de páginas de veículos de imprensa exibidas no smartphone a partir de buscas na internet. O recurso Páginas Móveis Aceleradas (AMP, na sigla em inglês) foi lançado por Sundar Pichai, presidente-executivo da empresa, durante um evento para editoras em Paris, na França.

O AMP simplifica o conteúdo original de páginas de jornais e sites jornalísticos para que os sites carreguem mais rapidamente. Com isso, fotos, vídeos e outras imagens ficam mais leve. Segundo o Google, a exibição das páginas fica, em média, quatro vezes mais rápida. A ferramenta faz os sites terem um décimo do tamanho habitual. Isso ajuda ainda a economizar o consumo do pacote de dados.

“Os dados mostram que as pessoas abandonam sites na internet em apenas três segundos se o conteúdo não carrega rapidamente — o que é ruim não apenas para as pessoas tentando o que elas querem online mas também para editores que querem que os leitores aproveiteme o conteúdo criado por eles”, explicou, em nota, David Besbris, vice-presidente de engenharia do Google, responsável pela ferramente de busca.

A novidade vale, por enquanto, apenas para smartphones, mas deve chegar em breve a tablets também. As páginas criadas com o recurso serão exibidas na busca via smartphone no lugar do campo “notícias principais”. Ao entrar em um desses sites, é possível avançar para a seguinte apenas deslizando a página para o lado. A liberação para todos os usuários será gradativa.

O projeto do AMP HTML tem código aberto e foi criado a partir de tecnologias já existentes. A criação o AMP foi anunciada em outubro do ano passado, após discussões com empresas do mundo todo. Entre as companhias de tecnologia, fazem parte da iniciativa TwitterPinterest, WordPress, Chartbeat, Parse, Adobe e LinkedIn. Já o grupo de empresas mídia possui dezenas de representantes, como “New York Times”, BBC, “Guardian”, Editora Abril, Editora Globo e “Folha de S.Paulo”.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/02/google-lanca-tecnologia-para-sites-abrirem-mais-rapido-no-smartphone.html / Foto: Divulgação/AMP / Do G1, em São Paulo

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp