Google Drive: o serviço de armazenamento na nuvem está com novos recursos de pesquisa

O problema é que quanto maior for a quantidade de arquivos, maior será a dificuldade de localiza-los após algum tempo. E por esse motivo o ideal é manter o disco virtual organizado, com os seus arquivos devidamente nomeados. E por esse motivo, aplicar boas práticas de gerenciamento de conteúdo pode se tornar uma tarefa dispendiosa. E nesse quesito, o serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem que oferece o melhor recurso de busca é o Google Drive, pois ele conta com a mesma tecnologia empregada no seu site de buscas. E recentemente a sua ferramenta de pesquisa avançada recebeu melhorias significativas que tornam a procura por arquivos ainda mais fácil de usar, confira.   

A nova caixa de busca   

O gerenciador de armazenamento do Google Drive não faz distinção sobre a origem dos arquivos, eles podem ter sido enviados pelo computador, salvos da caixa de entrada do Gmail, ou enviados pelo smartphone. E o seu destino é um só no disco virtual – para a comodidade do usuário a caixa de busca exibe atalhos baseados nos tipos de arquivos.   

 

 

 

 

 

 

 

Porém, existem situações em que saber se o arquivo é uma apresentação ou uma imagem, não é o suficiente quando se está tentando fazer uma busca entre centenas de arquivos. É necessário informar alguma "pista" sobre o arquivo desejado, e para situações como essa foram adicionados novos campos para o preenchimento de parâmetros na busca avançada. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora é possível informar o tipo de arquivo, uma possível data de modificação, alguma palavra que esteja presente no documento, o nome ou conta de e-mail de alguém que o arquivo tenha sido compartilhado. Quando maior for a quantidade de parâmetros informados, maior será a probabilidade do arquivo ser localizado.

Embora o Google Drive seja conhecido principalmente por sua integração com a suíte de escritório on-line. Ele é útil como uma excelente alternativa para quem está com pouco espaço livre em smartphones e tablets para armazenar fotos, por exemplo. E com a nova ferramenta de busca de arquivos, fica mais fácil localizá-las sem ter que visualizá-las uma a uma na galeria de imagem. 

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/google-drive-o-servico-de-armazenamento-na-nuvem-esta-com-novos-recursos-de-pesquisa.html / Imagem: Reprodução/G1 / por Ronaldo Prass

Utilizar os serviços de armazenamento de arquivos na nuvem já não é uma novidade, afinal existem diversos sites que oferecem dezenas de gigabytes de espaço para que os usuários mantenham on-line os seus vídeos, fotos, documentos, apresentações, etc.