Endomarketing: 4 ações para aplicar a estratégia

Muito provavelmente você já deve ter ouvido sobre o endomarketing. Afinal, trata-se de um conjunto de ações que visam engajar os colaboradores na missão, visão e objetivos da marca, além de promover a satisfação e o bem-estar no ambiente de trabalho. 

 

Por essa razão, o endomarketing vem conquistando cada vez mais destaque no ambiente corporativo, uma vez que satisfaz os funcionários de tal modo que os motivam para alcançar os objetivos da empresa. Assim, pode-se desenvolver colaboradores mais motivados e produtivos.

 

No entanto, para aplicar a estratégia é necessário realizar um bom planejamento e aplicar uma boa dose de criatividade para engajar a equipe de trabalho. A boa notícia é que exigem algumas ações que podem contribuir – e muito! – com esse objetivo. 

 

Pensando nisso, preparamos uma lista com as 4 principais ações do endomarketing para aplicar na sua empresa agora mesmo. Continue lendo e descubra! 

1. Invista na capacitação dos funcionários

Os funcionários são as principais fontes de produção da empresa. Por isso, é fundamental investir na capacitação e no desenvolvimento de cada um deles. 

 

Para isso, o gestor pode – e deve! – promover treinamentos, cursos, workshops e seminários para aprimorar as habilidades individuais dos colaboradores. Com esse investimento, a equipe passará a reverter todo o aprendizado em trabalho. 

 

Além disso, é muito interessante levar especialistas do seu ramo de atuação para ministrar palestras. Vamos imaginar que você trabalhe com SPDA para raio, por exemplo. Então, você pode contatar um profissional da àrea para conversar com os membros da sua equipe.

 

Vamos imaginar que você trabalhe com fritadeira elétrica industrial, por exemplo. Ao investir na capacitação e no desenvolvimento dos funcionários, torna-se possível elaborar processos muito mais eficientes, além de otimizar a rotina de trabalho. Dessa forma, o seu quadro de colaboradores passa a reverter todo o aprendizado na execução de tarefas, contribuindo com o crescimento sustentável da companhia. 

2. Incentive o bom humor 

Outra saída bem bacana para aplicar o endomarketing é justamente incentivar o bom humor no ambiente de trabalho. Embora pareça algo sem utilidade, criar um clima organizacional agradável pode contribuir para o engajamento dos colaboradores. 

 

É importante mencionar que muita gente passa cerca de 8 horas trabalhando, por isso, é essencial que o clima organizacional seja positivo. Desejar um bom dia para os membros da sua equipe já é um ótimo começo! 

 

Suponhamos que trabalhe com bomba de água submersa. Por se tratar de uma atividade que exige empenho e foco, é fundamental gerar um ambiente de trabalho agradável para que a rotina dos profissionais seja produtiva, motivada e positiva. Lembre-se que o bom humor é um fator determinante para melhorar as relações corporativas e contribuir com o bem-estar dos funcionários.

3. Faça eventos internos 

O endomarketing também exige a integração e o contato entre as equipes. E a melhor maneira de cumprir com essa premissa é realizando eventos internos. Para isso, é possível promover as seguintes práticas: 

 

  • Organizar uma festa junina;
  • Promover a comemoração dos aniversariantes do mês;
  • Festas de fim de ano;
  • Gincanas;
  • Caminhadas;
  • Feirinhas para comprar ímã de neodímio;
  • Entre outros. 

 

Vale mencionar que os gestores devem participar desses momentos e interagir com os colaboradores. Essa é uma oportunidade, inclusive, de construir uma relação positiva e duradoura com a equipe.

Vamos supor que você tenha uma empresa de montagem de estrutura metálica. Ao realizar eventos internos, você tem a oportunidade de integrar os mais diversos departamentos da sua empresa e, por consequência, melhorar o relacionamento entre os colaboradores.

4. Crie uma política de benefícios 

Por fim, vale mencionar que oferecer apenas vale refeição ou alimentação não basta. Por isso, crie uma política de benefícios sólida, que realmente satisfaz e motiva o colaborador. 

 

A companhia pode fechar parcerias com outros estabelecimentos para oferecer descontos na compra de determinados produtos, como entradas para o cinema, teatro e shows. 

 

Além disso, é possível ajudar nos custos de equipamentos para o imóvel do colaborador, tais como alugar gerador de energia. Existem outras possibilidades, como auxílio educação, por exemplo. 

 

Gostou do nosso post sobre 4 ações para aplicar o endomarketing? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌