Conheça estratégias de fidelização que deram certo!

Uma das principais formas de ter sucesso com um projeto é ter pessoas que são fiéis a sua marca 

 

 

Vender sempre é bom. Conseguir vender um produto ou um serviço é o objetivo de qualquer empreendedor no mundo. Mas melhor do que efetuar uma venda para uma pessoa em específico é fidelizar o cliente. Fazer com que ele sempre esteja disposto a investir no seu projeto. 

 

Estratégia de fidelização não é simplesmente falar para o cliente que o seu produto é bom e de alta qualidade. Isso ele já sabe, por isso escolheu comprar com você. É preciso oferecer vantagens e benefícios para que o usuário se sinta valorizado. 

 

Para você que está buscando fidelizar e ter aquele clube seleto de clientes, selecionamos algumas das principais estratégias que já deram certo no mercado. Veja o que foi feito e faça as adaptações necessárias para essas ideias serem aplicadas no seu projeto. 

 

 

  • Atendimento de qualidade 

 

Uma das coisas que mais agradam clientes é um atendimento bem feito. Muitas vezes as pessoas estão na dúvida se compram determinado produto, e graças ao bom atendimento feito pela empresa, ele acaba comprando. E quando precisar comprar novamente, ele se lembrará disso. 

 

Mais do que atender, é preciso proporcionar uma experiência positiva para o usuário. O que isso significa? Mostrar diversas opções do mesmo produto, entender as necessidades do cliente, oferecer benefícios na hora da compra e se certificar que está dando tudo certo com o produto no pós compra. 

 

Caso tenha dificuldades de achar uma maneira de como fazer isso, passe a fazer simulações com você mesmo. De que maneira gostaria de ser atendido quando for comprar um produto?  

 

 

  • Comunicação personalizada 

 

Atualmente, as pessoas consomem produtos de marcas que pensam e tem uma identidade muito parecida com a delas. Pessoas veganas, por exemplo, tendem a ser clientes de empresas que têm cuidados com o meio ambiente. 

 

Então, faça pesquisas e descubra qual é o público alvo do seu projeto. São jovens? Idosos? Crianças? Quais são os gostos delas? Quais as redes sociais que usam? Essas são apenas algumas perguntas que devem ser respondidas. A partir delas, é possível pensar em uma comunicação personalizada. 

 

Dessa maneira, o público alvo vai se sentir que a marca está conversando diretamente com ele. Logo, as pessoas vão se sentir muito mais confortáveis em consumir da sua marca. 

 

 

 

 

  • Clube de fidelidade 

 

Uma das principais maneiras para fidelizar o seu cliente é criando um clube de fidelidade. Ele pagando determinada taxa por mês, ele possui uma série de vantagens com a sua marca. Além de ser uma excelente forma de arrecadação, faz com que o consumidor sempre esteja por perto. 

 

Duas áreas que estão fazendo isso com muito sucesso nos últimos anos é o futebol e entretenimento. Os clubes brasileiros passaram a investir nos programas de sócio torcedor. São diversos planos que a pessoa paga, e cada um deles oferece benefícios diferentes, como desconto em ingressos e em produtos oficiais do clube. 

 

Algumas marcas na área do entretenimento fizeram algo parecido. Pagando uma taxa por mês, o cliente ganha produtos exclusivos. Um dos cases de mais sucesso é o do Omelete, um dos principais sites de cinema e empresa por trás da CCXP. Eles fizeram o Omelete Box, onde a pessoa recebe uma caixa com itens da Marvel, DC, Star Wars e muitos outros do mundo geek. 

 

 

  • Cartão de crédito da marca 

 

Se uma pessoa vai fazer compras na sua loja, por que não comprar com o cartão de crédito da sua loja? Quando a moça do caixa oferece o cartão da Americanas ou da C&A, ela está tentando te fidelizar a essas grandes marcas. Ela não oferece da boca para fora. Realmente há benefícios ao ter esse cartão, como descontos em peças de roupas.

 

 

 

  • Canais de comunicação aberto 

 

Não deixe o seu cliente na mão. Crie um canal de comunicação fácil para o seu cliente. Qualquer problema que ele tiver, ele possa falar com a empresa de maneira fácil e humanizada (isso é essencial). Ninguém suporta um robô ou um telemarketing que não conhece nada sobre o seu produto. 

 

Conseguindo conversar com o cliente de maneira fácil e ágil, conseguindo resolver o problema de maneira fácil e rápida, será criado um forte vínculo de confiança.