Conheça algumas técnicas para otimizar seu site

A otimização de websites é uma forma comprovada não apenas de atrair novos seguidores e leitores, mas de aumentar o número de conversões, turbinar a autoridade e ganhar destaque na internet.

 

O marketing digital é a estratégia por detrás disso: através de algumas técnicas específicas, é possível deixar o seu portal mais atraente tanto para possíveis consumidores quanto para os buscadores – principalmente o Google, que é a ferramenta mais importante deste setor.

 

Por onde começar, no entanto? O que, na verdade, significa “otimização”? Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a questão e sobre como ela está entrelaçada com o sucesso das companhias em ambiente virtual. Para saber mais sobre, confira o material abaixo!

Otimização de sites: como fazer?

O processo de otimização, em geral, diz respeito à melhora na experiência do usuário dentro de um site (e de todas as suas páginas). Pensemos: se um site demora para carregar, tem páginas quebradas, abre mil pop-ups, está tomado de anúncios e conta com textos mal escritos, qual é a sua utilidade?

 

Mais do que isso: qual é a chance desse portal demonstrar que a pessoa por trás dele é profissional e sabe do que está falando? Mesmo em épocas virtuais, a primeira impressão é a que fica.

 

O primeiro ponto é: sempre opte pelo básico. Em vez de criar um site colorido, com muitas imagens, aposte em um visual clean, que não agride os olhos, e vai direto ao ponto. As pessoas não têm tempo a perder, então é preciso que elas entendam o que estão vendo logo de cara.

Testes A/B: como funcionam?

Algumas estratégias de marketing digital utilizam o que chamamos de Teste A/B. Funciona da seguinte forma: é criada uma página e, então, uma duplicata dessa página com algumas alterações.

 

O que muda? Cores, posição de alguns elementos, posição dos botões de ação (clique aqui para fazer o download, clique aqui para se cadastrar, compre agora, etc), entre outras coisas do gênero.

 

As duas páginas são distribuídas: metade do fluxo do site vai para uma; a outra metade, para a outra. Após um tempo de teste, verifica-se qual das páginas foi responsáveis pelo maior número de conversões, ou seja, qual delas está mais preparada para fazer vendas ou capturar possíveis clientes.

 

Os testes A/B funcionam porque trabalham uma variável de cada vez e, assim, identificam quais são os detalhes que mais funcionam com a sua audiência. São, claro, uma estratégia um pouco mais avançada – mas que tende a ter bons resultados.

SEO

Sigla para Search Engine Optimization, o SEO é uma das estratégias mais famosas de otimização de sites.

 

Sites com bom SEO são aqueles que “sobem” na pesquisa do Google, ou seja, são encontrados mais facilmente por pessoas interessadas naquele conteúdo ou nicho específico.

 

Como eles “sobem”? A partir da criação de conteúdo autoral, de qualidade, com um número específico de palavras e a utilização de palavras-chave que fazem sentido dentro daquele contexto.

 

A escolha das palavras-chave deve ser feita por ferramentas adequadas – o Ubersuggest é uma delas – e sempre utilizar algumas regras de boas maneiras, como a criação de conteúdo original (plágio é penalizado pelo Google), o mínimo de 1000 palavras por artigo e a utilização de subtítulos.

 

É um pouco complexo de entender assim, mas existem diversos cursos que podem ajudar aos que estão em busca de compreender o funcionamento do SEO. Alguns gratuitos, inclusive, como o que é oferecido pela Hubspot, um dos maiores gigantes em marketing digital.

Aposte na sua marca

Essa é uma dica que não está ligada exatamente à otimização, mas que faz todo sentido para quem está em busca de notoriedade e de firmar a sua autoridade na internet.

 

Você precisa ter uma marca sólida: a produção de conteúdo deve ser frequente, para que os buscadores entendam que o seu site continua ativo e o seu negócio funciona, e toda a parte visual deve estar alinhada.

 

Se você ainda não tem um logo, vale a pena investir no trabalho de um designer e criar um: além de ajudá-lo a se destacar e a fixar a sua imagem na cabeça do público consumidor, você demonstra que a sua companhia tem identidade, conceito e, portanto, visão de mercado.

 

As redes sociais devem dialogar com o seu logo e com o nicho ao qual a sua empresa pertence. Atente-se para manter as mesmas cores, utilizar sempre fontes que dialogam e, quando possível, postar fotos reais, feitas em boa qualidade, do produto ou serviço que você oferece.

 

Se você não tem como contratar um designer para organizar o seu material gráfico, pode se aventurar em ferramentas virtuais, como o Canva ou o Promo, e fazer postagens de qualidade para redes sociais – afinal, o engajamento também aumenta quando você é visto e compartilhado no Facebook!

Fonte: Cartões.com.br