Como usar o Marketing de Conteúdo para posicionar o seu negócio

Posicionar o seu negócio nos principais mecanismos de busca é uma maneira de gerar leads sem esforços e ainda se tornar uma autoridade no segmento. Quer saber como fazer isso? Descubra agora.

4 bilhões de buscas são feitas todos os dias no Google onde cerca de 30% dos cliques concentram-se entre os três primeiros resultados orgânicos.

 

Isso ocorre por um motivo muito simples: os usuários vão ao Google para resolver seus problemas, buscar por informações e claro, serviços e produtos.

 

Os cliques na SERP, primeiras posições, se dão por dois motivos. Primeiro, a credibilidade que eles passam por estarem no topo. Segundo, a facilidade que eles oferecem.

 

Os primeiros resultados são geralmente os que possuem informações mais completas sobre a pesquisa e estão dentro das exigências de posicionamento do Google. Ou seja, utilizam SEO.

 

Por sinal, para posicionar o seu negócio a metodologia SEO deve ser aplicada! Continue lendo este conteúdo e descubra como em 4 passos.

O que é SEO

 

SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca.

 

Esse conjunto de técnicas se resume em aplicar técnicas de otimização em sites, blogs e demais páginas web para que eles tenham melhor posicionamento nos buscadores: Yahoo, Bing e o principal, Google.

 

O objetivo das práticas de SEO para os negócios é promover seus produtos e serviços por meio dos buscadores gerando assim autoridade e visibilidade à marca.

 

Para as prática de SEO surtirem o efeito desejado  é importante conhecer profundamente seu público-alvo ou persona, principalmente porque sua intenção de busca é fundamental no processo.

 

Pense no seguinte contexto: uma procurando um dentista faz uma busca no Google a partir do termo “clareamento a laser valor”.

 

A partir disso, é bem provável que os primeiros resultados orgânicos sejam de conteúdos completos acerca do tema, envolvendo informações como quanto custa um clareamento, onde encontrar, como se preparar, quais são os cuidados necessários e por aí.

 

Mas quais são as práticas de SEO para posicionar os conteúdos do seu negócio? Veja abaixo:

1 – Crie um blog para o seu negócio

 

Para seu negócio ser visto como relevante no meio digital é preciso produzir conteúdos que agreguem ao público, e para isso um blog é fundamental.

 

Os blogs são usados como canais para distribuir conteúdos informativos que proponham a resolução para os problemas dos usuários.

 

Levando em consideração como o Google prioriza a experiência de seus usuários, a produção de conteúdo relevante faz com que sua empresa seja vista com bons olhos no buscador.

 

Para criar conteúdos interessantes aos usuários, tenha conhecimento sobre sua intenção de busca, como eles buscam pelo seu serviço ou produto e qual a motivação dos potenciais clientes para comprá-los.

2 – Use palavras-chave nos conteúdos

 

As palavras-chave fazem com que pessoas próximas do momento de compra encontrem seu conteúdo – produto – serviço.

 

Antes de escolher quais termos devem ser usados para evidenciar seu negócio conheça o perfil de seus clientes, quais são seus hábitos, como fazem pesquisas e por aí vai.

 

O dentista do exemplo só conseguiu posicionar para clareamento dental pois sabia o que seus potenciais pacientes procuravam, o que é muito importante.

 

Afinal, especificidade faz com que se tenha mais assertividade ao atingir o público. Se esse consultório estivesse trabalhando o termo aparelho ortodôntico, mesmo que faça parte da mesma área, não teria nenhum resultado.

 

Portanto, aqui vão algumas dicas para você definir palavras-chave:

 

  • Opte pelas específicas;

  • Pesquise o volume de busca dos termos;

  • Pesquise conteúdos sobre o termo;

  • Acompanhe as tendências de busca do segmento.

 

3 –  Use design responsivo

 

Um site deve ser agradável, mas sua usabilidade é ainda mais importante.

 

Por conta da popularização dos smartphones, os usuários da web não utilizam computadores com frequência.

 

Diante disso, um site relevante aos olhos do Google pensa também nos usuários de mobile.

 

Essa é a importância do design responsivo!

 

O design responsivo visa adequar as páginas de um site para que elas tenham boa usabilidade em diferentes dispositivos.

 

Assim, seu site tem mais acessos e relevância.

 

4 – Troque links (backlinks)

 

É importante que seu tráfego se mantenha dentro do seu blog, mas é importante levá-lo a outros sites também.

 

Parece confuso? Na verdade não é.

 

Realizar linkagens internas no seu site é fundamental para guiar o usuário até o momento de compra, mas é preciso pensar também em novos artifícios, principalmente pensando em posicionamento no Google.

 

Então, junto das linkagens internas, faça também troca de links com outros blogs relacionados ao seu segmento (contanto que não vendam o mesmo produto que você).

 

O Google entende que sites com muitos apontamentos (links em outros domínios) são mais relevantes que aqueles que não possuem.

 

Dessa forma, o site do seu negócio tem mais facilidade para se posicionar entre os primeiros do Google.

Conclusão

 

O Google está em constantes mudanças com novos algoritmos, regras e recomendações, então sempre mantenha-se informado a respeito se quiser posicionar o seu negócio.

 

A metodologia SEO é um recurso a ser usado visando o crescimento do seu negócio, porém é válido dizer que é uma estratégia de longo prazo.

 

Autoridade não é conquistada da noite para o dia, por isso para ser relevante para o Google busque oferecer uma experiência agradável ao usuários do seu site. Foque em resolver problemas e informações completas.

 

Assim, é questão de tempo até o seu negócio figurar no topo.

 

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal