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21 dezembro, 2020

Como realizar um atendimento de qualidade também no digital?

Brasileiro está usando mais a internet para comprar, então, é necessário um bom atendimento no ambiente virtual

 

 

Atendimento é tão importante quanto o preço do produto

 

 

Você sabia que um dos fatores que mais faz diferença na hora de comprar um produto é o atendimento? A CXTrends 2019 fez um estudo e revelou os principais fatores que fazem uma pessoa comprar novamente de uma empresa: a qualidade do produto/serviço, em primeiro lugar, e, em segundo, empatados, o atendimento e o preço. 

 

Empresas que facilitam a forma de pagamento também são levados em consideração. Então, sempre ofereça uma maquininha para os clientes. 

 

Então, independente do negócio que invista, é muito importante prestar atenção no atendimento ao cliente. Tanto no serviço presencial, quanto no digital. 

 

Muitos ainda pensam que atendimento se limita ao atendente numa loja respondendo a perguntas e pegando os produtos. Esse é o atendimento do passado. Com os brasileiros tendo o costume de fazer compras virtualmente, é necessário pensar em atendimento sem ser presencial. 

 

Mas como fazer o atendimento de maneira digital? Se está querendo implementar esse serviço na sua empresa, chegou no lugar certo. Foram selecionadas algumas estratégias para deixar o cliente a vontade durante um atendimento virtual. 

 

Tendências para um bom atendimento digital

 

Personalização do atendimento 

 

Um bom vendedor sabe que não dá para vender um produto para diversos tipos de pessoas da mesma forma. Cada um possui uma personalidade e fica impactado de uma maneira diferente. 

 

Então, a abordagem deve ser personalizada. Dessa maneira, o cliente se sente identificado e ficará mais suscetível a comprar o produto/serviço. Para conseguir fazer isso, use o canal certo e uma linguagem ajustada com o consumidor. 

 

Redes Sociais 

 

Muitas pessoas acabam conhecendo uma marca ou um produto pelas redes sociais. O primeiro contato acaba sendo pelo Instagram ou TikTok, e não pelo site da empresa. Então, é necessário ter uma equipe de social media focada no atendimento diretamente nessas plataformas. 

 

Uma das características do atendimento nas redes sociais é que ele pode ser feito com uma linguagem mais informal e despojada, usando links, imagens e até emojis. 

 

Proximidade emocional 

 

Ninguém gosta de ser atendido de uma maneira fria. Quando o atendente não demonstra emoção, parece que ele nem está muito afim de vender o produto para você. 

 

O atendimento deve se preocupar em criar uma relação com o consumidor. Essa é uma arma poderosa na hora de vender. Esse tipo de comunicação fideliza o cliente, diminui atrito e acaba conseguindo avaliações positivas em sites e redes sociais.

 

Atendimento rápido e eficaz

 

Não tem coisa mais chata na vida do que ficar numa fila e esperar. Essa é a sensação que o cliente tem quando manda uma mensagem e só recebe uma resposta um dia depois. Ou quando está procurando por uma informação e não consegue encontrar. 

 

Se deixar o cliente esperando, ele irá procurar pelo produto no concorrente. Além disso, fará uma avaliação negativa para outros consumidores. 

 

Invista numa equipe onde o atendimento seja rápido e eficaz, deixando o cliente satisfeito e com mais chances de consumir o produto. 

 

 

 

 

 

Equilíbrio entre o atendimento humanizado e o bot 

 

Uma das maneiras de garantir um atendimento rápido é com inteligência artificial. Quem está usando essa ferramenta com bastante eficiência é o Banco Bradesco com a BIA e a Apple com a Siri. Se um cliente tem uma dúvida, ele manda uma mensagem para esse serviço e ele responde. 

 

Mas é necessário ter cuidado com esse atendimento. Os robôs não têm habilidades para resolver todos os problemas, aqueles mais complexos devem ser resolvidos por um atendente.  

 

Então, é preciso ter os dois tipos de atendimento em sua empresa. Um robô pode sim te ajudar, mas é preciso ter uma pessoa para auxiliar com situações mais difíceis.

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