Como definir o posicionamento da sua empresa

O posicionamento de mercado de uma empresa mostra como esta empresa está atuando no mercado e se está conseguindo atingir seu público-alvo de forma positiva. Definir o posicionamento de uma empresa permite que ela possa tomar atitudes para melhorar qualquer ponto quando desejar desenvolver seu posicionamento, ou seguir com as mesmas estratégias quando se encontra em um posicionamento vantajoso em relação aos seus concorrentes.

Neste texto, iremos falar sobre como uma empresa, seja ela de vidros para ônibus, que atua em um mercado mais específico, ou uma empresa de fast food, com um mercado mais abrangente, pode definir seu posicionamento de mercado e as vantagens que definir o posicionamento traz para a empresa. Acompanhe.

Quais as vantagens que traz a definição de posicionamento de uma empresa?

Antes de falarmos sobre como definir o posicionamento de uma empresa, vamos ver algumas das vantagens que esta definição pode trazer. Veja.

  • Direcionamento de estratégias: direcionar as estratégias de uma empresa permite foco centralizado de suas ações. A definição de posicionamento surte este efeito, permitindo o investimento em áreas como o marketing, publicidade e outros canais de promoção;
  • Fidelização de clientes: uma empresa de instalação elétrica industrial, por exemplo, que garante um posicionamento bem definido, consegue ganhar a confiança de seus clientes, o que consequentemente, gera maior fidelidade, uma vez que o cliente confia nos produtos e serviços oferecidos por aquela empresa;
  • Boa comunicação de valores: a definição de posicionamento de uma empresa também está relacionada com os valores pelos quais a marca é reconhecida. É através destes valores que a marca gera identificação entre ela e o público.

Como fazer para definir o posicionamento de uma empresa?

Agora que vimos as vantagens de um posicionamento bem definido de uma empresa no mercado, vamos falar sobre como definir este posicionamento.

  • Pesquisa de mercado: a pesquisa de mercado, e também da concorrência, é o primeiro passo para definir o posicionamento de uma empresa. Uma empresa de destinação de resíduos, por exemplo, só poderá se diferenciar de suas empresas concorrentes quando entender quais as carências existem neste nicho de mercado e quais as medidas que a concorrência ainda não adotou;
  • Defina a atividade principal: para definir a atividade que uma empresa tem, é importante identificar qual produto de valor ela entrega para seu cliente. Um fast food, por exemplo, não entrega apenas comida, mas pode também oferecer uma experiência culinária diferenciada; 
  • Se atente ao comportamento do consumidor: o comportamento do consumidor é um detalhe importante e que pode proporcionar ideias. Isto pode ser identificado por meio de softwares e relatórios acerca do comportamento do cliente;
  • Fortaleça sua marca com um marketing adequado: o marketing é uma ferramenta indispensável para que o cliente note o posicionamento da empresa. Todas as estratégias devem estar alinhadas. Para isso, ações de marketing digital como criação de conteúdo em redes sociais, sites, criação de persona, entre outras estratégias, são indispensáveis.

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Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.