Busca rápida X


Blog

23 março, 2021

Aprenda a definir o seu público-alvo

Independente do segmento de mercado que uma empresa atua, é indispensável que esta empresa saiba para quem está vendendo seus produtos e serviços, ou seja, que conheça o seu público-alvo. A empresa que conhece seu público-alvo consegue entender melhor suas necessidades e segmentar suas estratégias.

Neste artigo iremos falar sobre o que é exatamente o público-alvo de uma empresa e como fazer para defini-lo. Fique conosco e acompanhe.

O que é público-alvo?

O público-alvo é um grupo de pessoas que reúne características semelhantes entre si e que estão dispostas a consumir o produto ou serviço de determinada empresa. Esse grupo de pessoas tem grande potencial de fidelização , ou seja, se tornarem clientes regulares da empresa.

Uma empresa fabricante de estrutura metálica para galpão, por exemplo, tem como clientes, em geral, empresas do ramo da construção civil. E para atrair essa clientela, é importante conhecer suas necessidades, seu comportamento no mercado, entre outras características. O mesmo acontece com empresas que têm como público pessoas físicas.

Em suma, uma empresa que deseja descobrir seu público-alvo precisa fazer pesquisas e análises acerca de algumas características como:

  • Preferências;
  • Gênero;
  • Classe social;
  • Idade e outros.

As características citadas permitem conhecer o perfil do cliente e quanto mais completa fora a pesquisa para análise, mais chances a empresa tem de conquistar o seu cliente e construir um bom relacionamento com ele.

Como definir seu público-alvo?

Uma empresa de placas em acrílico, por exemplo, que deseja conhecer seu público-alvo e como atingi-lo, pode adotar alguns passos básicos, como:

  • Conhecer o mercado: conhecer o seu nicho de mercado é indispensável. E isso envolve questões como fatores sociais, culturais, tecnológicos, entre outros. Além disso, pesquisar os concorrentes também contribui para conhecer melhor este mercado;
  • Entender o propósito de sua empresa: entender quais as necessidades a sua empresa busca atender no mercado é importante. Por exemplo, uma empresa de balcão refrigerado pequeno, busca atender estabelecimentos que precisam armazenar e expor determinados alimentos. Então é importante que este tipo de empresa se pergunte: “Que tipo de problema meu negócio busca resolver?” “Qual o perfil das pessoas que buscam o meu produto?”. Desta forma, é possível segmentar melhor o público que pretende atender;
  • Pesquisar: a pesquisa é indispensável para definir o público-alvo. Isto é feito por meio de coleta de dados com formulários e questionários on-line. A pesquisa deve abranger algumas questões como: 
  1. Demográficas: gênero, idade, renda, estado civil, nível de educação;
  2. Geográfica: onde estão localizados seus clientes;
  3. Consumidor: seu produto é destinado ao consumidor final (pessoa física) ou a outras empresas (pessoa jurídica);
  4. Geração: é um detalhe importante saber em que geração se encaixa seu público, millennial?Geração X? Geração Z? Baby Boomer?;
  5. Características psicológicas: serve para analisar se há algum comportamento psicológico relevante presente no público que compra de você;
  6. Ciclo de vida: seu público é recém casado? Está esperando um filho? Já tem filhos adultos?

Definir o público-alvo da empresa é tão importante quanto criar uma identidade para ela. Não é possível atuar no mercado sem conhecer o público que irá atender. Por isso, colocar em prática estes passos é indispensável para quem deseja ter sucesso no mercado.

E então gostou do nosso texto? Então compartilhe nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Quer receber dicas para melhorar seus negócios online?

Cadastre-se em nossa lista VIP

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp