A importância do e-mail marketing para o seu negócio

O e-mail continua sendo uma das principais formas de se comunicar com o cliente, e saber como usar essa ferramenta pode aumentar seu lucro

 

 

E-mail Marketing: como essa ferramenta pode ser usada no meu negócio?

 

 

Por conta das ascensão das redes sociais nos últimos anos, muitos pensam que o e-mail marketing não é necessário e que o usuário presta mais atenção em postagens no Facebook, Instagram ou Tik Tok. Isso não é verdade. Segundo levantamento do Statista, 2,9 bilhões de pessoas são usuárias de e-mail. Então, essa continua sendo uma ferramenta de extrema importância para a maioria dos negócios. 

 

Ao contrário do que acontece em redes sociais, as pessoas usam e-mail para trabalho e ficam de olho em cada mensagem que chega na caixa de entrada. As pessoas, não necessariamente, olham todos os posts de uma página que segue no Instagram. Mas é péssimo ter mensagens não lidas no correio eletrônico.  

 

Mas e-mails não devem ser enviados de maneira aleatória para seus clientes. Não basta disparar uma mensagem para mil contas diferentes esperando que todos respondam. É preciso conhecer o consumidor e saber em qual etapa do processo de compra ele está.

 

 

O que é uma régua de relacionamento? 

 

Existe todo um processo de compra. O usuário detecta que tem um problema e precisa de uma solução. Ele passa a pesquisar por uma empresa ou produto que possa resolver essa situação. Encontra o produto, mas o preço não encaixa com o orçamento. A pesquisa continua até encontrar. Feito todo esse processo, ele recebe o produto ou serviço e consegue solucionar o problema. 

 

A régua de relacionamento tem como grande objetivo melhorar a experiência do cliente em cada uma das etapas de compra. O foco é criar uma comunicação clara e honesta para que o usuário se torne um consumidor. 

 

Quando o usuário entrar no seu site pela primeira vez, já peça o e-mail ou um cadastro para ele entrar no banco de dados. Envie um e-mail de boas vindas e apresente sua marca e como pode ajudar. 

 

A partir do primeiro e-mail, crie uma relação com ele. Muitas vezes, a venda não será feita logo de cara. Mas é importante nutrir esse possível cliente com informações e oportunidades. Um nicho que acontece isso é o de turismo. Há muita pesquisa antes de comprar uma passagem ou reservar um hotel. Portanto, é fundamental manter um contato para que o negócio se concretize.  

 

 

 

O que é uma régua de e-mail automatizada 

 

Sabendo o que é uma régua de relacionamento, fica mais simples de entrar no campo. 

Há quem confunda com uma ação automatizada com programada. Podem ser palavras parecidas, mas os significados são bem diferentes.  

 

Uma ação programada está muito mais ligada às redes sociais. É muito comum uma página programar os posts que irão sair durante o período da noite, ou quando atinge determinado número de seguidores. 

 

O e-mail automatizado depende da ação do usuário. Como assim? Email Marketing consiste no envio de emails automáticos para o usuário, dependendo de uma ação específica que ele realizou. 

 

O e-mail que será enviado para o usuário que acabou de comprar um produto será diferente daquele que abandonou o carrinho. Logo depois de adquirir algo no site, o sistema envia um e-mail confirmando a compra e com o recibo em anexo, por exemplo. Na segunda situação, o conteúdo do e-mail será outro, perguntando os motivos pelo qual não foi finalizada a compra. 

 

Vantagens da régua de e-mail automatizada 

 

Mas afinal, quais são as vantagens que uma régua de e-mail automatizada oferece para a empresa? Confira a lista abaixo com os benefícios que esse serviço pode oferecer a sua companhia: 

 

  • Relacionamento com o cliente: sempre esteja em contato com as pessoas que possam comprar produtos ou serviços que oferece. Não espere a pessoa encontrar o seu negócio aleatoriamente. Capte o maior número possível de leads. 


  • Economia de tempo: automatização de processos é uma forma de economizar tempo. Imagina quanto tempo um funcionário levaria para produzir uma newsletter de cada vez?


Atendimento ao cliente: a partir do momento que o cliente perceber que a empresa tem um relacionamento e se importa com a experiência, ele acaba tendo uma avaliação positiva e vai indicar para outras pessoas.