3 dicas para montar um controle de ações

Vamos concordar: de nada adianta realizar um planejamento eficiente e demorado de um projeto, realizar as ações, mas não manter um controle apropriado, não é mesmo?

Afinal, quando uma ação empresarial não é acompanhada e monitorada de perto pelos gestores, existe o grande risco dos processos passarem por contingências, o prazo para finalização do projeto ser alterado, e a empresa até mesmo pode ser comprometida e ter prejuízos financeiros.

Imagine, por exemplo, que sua empresa trabalha com adesivos para parede, e está realizando uma ação de links patrocinados.

Caso algum concorrente ofereça um maior valor para a mesma palavra-chave escolhida pelo seu negócio, é possível não ter o retorno esperado e até gastar mais do que o previsto.

Ou seja, é extremamente importante e necessário exercer um controle de ações sobre o projeto. É tão essencial quanto a própria necessidade de planejar!

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar como é possível montar o seu próprio controle de ações. Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1. Separe as etapas de cada ação

Uma das maneiras mais eficazes para ter um controle de ações para o seu projeto é dividindo as ações em etapas.

Além da visualização ser simplificada por você e pelos colaboradores da empresa, também se torna melhor gerenciável.

Uma vez que você divide cada ação em partes menores, é possível saber exatamente com qual tarefa do projeto você está lidando, além de também ser mais simples delegar as responsabilidades e fazer o controle necessário.

2. Planeje o controle do projeto

Sabia que documentar e formalizar o controle e monitoramento das etapas também é importante?

Sendo assim, reúne uma documentação clara explicando a forma como cada pedacinho das ações serão encaminhadas.

Para isso, você também pode utilizar planilhas e sistemas online que auxiliem na organização e separação das ações.

Se você tem uma fábrica de máquina de solda mig, com uma documentação coerente das ações, também é possível ter as informações alinhadas entre todos os departamentos da indústria e as demais partes interessadas no projeto, por exemplo.

3. Tenha indicadores de performance

Os indicadores de performance (ou desempenho) são cruciais quando se trata do controle de ações.

Afinal, são eles que vão medir a eficiência e os resultados do desenvolvimento do projeto. Ou seja, eles são os pilares do controle, e é justamente por isso que você deve ficar de olho neles.

Certifique-se também de escolher os indicadores de performance mais relevantes para o seu negócio.

Se você tem uma empresa de tratamento de água, por exemplo, entre os indicadores mais comuns, estão o  IDP (Índice de Desempenho de Prazo), ROI (Retorno sobre Investimento), Desvio de Esforço, entre outros.

Agora que você já sabe sobre como é possível montar seu controle de ações, o que está esperando para aplicar essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.