6 passos para criar um startup de sucesso

Em tradução livre, a palavra startup significa “ato de começar algo”. No entanto, a definição deste termo é muito mais ampla. Startup é um modelo de negócio que consiste em oferecer soluções novas para problemas antigos. 

Em outras palavras, trata-se de uma empresa que, por meio de uma ideia inovadora, resolve dores antigas dos consumidores, por isso, possuem e um grande potencial de crescimento. 

Geralmente, as startups utilizam a tecnologia digital em suas operações, mas se engana quem pensa que é só isso o que as definem, uma empresa desse gênero pode promover maneiras novas de realizar a manutenção de ponte rolante em indústrias, por exemplo.

A utilização do termo “startup” começou entre 1996 e 2001, como ficou comumente conhecida, até então significava apenas um grupo de pessoas trabalhando por uma ideia diferente e com potencial de fazer dinheiro. 

Além disso, startup, na etimologia da palavra, também sempre foi sinônimo de iniciar algo e colocá-lo em funcionamento.

Pensando nisso, trouxemos os 6 principais passos para criar uma startup de sucesso. Gostou do assunto? Então continue conosco. Vamos lá?

1- Ideia inovadora

O grande diferencial das startups é a aliança entre inovação e tecnologia, dessa forma, fica claro que uma boa ideia é o passo essencial para desenvolver uma empresa desse tipo. Pense em produtos ou serviços que trarão benefícios a outras empresas ou pessoas.

Mas lembre-se: O modelo de uma startup não diz respeito apenas ao produto ou serviço que a empresa pretende oferecer, mas principalmente ao valor que isso trará para os clientes e a margem de lucro que trará ao seus idealizadores e investidores.

Como desenvolver uma ferramenta para acoplar em uma depiladeira de suínos, para realizar a limpeza do equipamento de forma automatizada. Uma solução que serviria de grande valor para as indústrias alimentícias.

Descobriu uma maneira mais fácil de realizar uma tarefa do dia a dia? Talvez essa ideia possa se transformar em uma startup. Porém, é sempre necessário analisar se ela realmente é viável. Dessa forma surge o passo 2.

2- Validação

Antes de tirá-la do papel, valide a sua ideia, pesquise o mercado para verificar se outras empresas já não criaram outras opções semelhantes a sua, vale também buscar interação com outras pessoas para ver o que o público acha da proposta. 

Essa pesquisa evita frustrações, como por exemplo, você criar um filtro secador ar condicionado, ir lançar e descobrir que esse equipamento já existe.

3-  Ferramentas de preparação

Possuir uma proposta, serviço ou produto definido já é meio caminho andado, o restante do caminho é traçado através de planejamentos. Para isso, contar com ferramentas de gestão pode te auxiliar em diversas maneiras.

Muitos empreendedores utilizam a ferramenta Canvas na elaboração do plano de negócios. Nela, você consegue estabelecer:

  • Proposta de valor;
  • Mercado;
  • Canais;
  • Atividades;
  • Recursos;
  • Parcerias;
  • Receita;
  • Custos;
  • Relacionamento com clientes.

Este modelo vai funcionar como um raio x do seu startup.

4- Testes

O processo de testes do seu produto ou serviço, deve ser efetuado em escala reduzida, isso vai permitir identificar com clareza se sua ideia realmente será bem aceita no mercado e se tem mesmo potencial para ser lucrativa.

5- Investidores 

Neste passo, você precisa ir atrás de investimento, com o sucesso crescente das startups no Brasil, fundos de investimento estão em busca progressiva de empresas inovadoras.

Existem 3 principais tipos de investimento para startups:

  • Investidor-anjo: pessoa física que está disposta a arriscar;
  • Capital semente: fundo de capital de investidores que busca alavancar uma empresa;
  • Séries A: para empresas que querem expandir o mercado.

Mas é preciso ressaltar que nem sempre é fácil encontrar um investidor e não desanimar é fundamental.

6- Hora de expandir

Seu modelo de negócio passou pelos testes e conseguiu investidores? Então por que não expandi-lo? 

Se a sua startup se tornou realidade, é hora de expandir os horizontes e ir além dessas barreiras, implementando estratégias que a torne nacional e, por que não, internacional.

Afinal, o objetivo de qualquer startup é se transformar em um negócio de grande sucesso, com crescimento maior e mais reconhecido a cada dia. Agora que você já sabe como criar uma startup, o que acha de começar o seu negócio?

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.