4 passos importantes da tecnologia

Você sabe o que é tecnologia? Tenho certeza que a resposta para a pergunta anterior foi “sim”. Porém, sabe como explicá-la? Complicou um pouquinho, certo? Se quiser saber mais sobre o conceito e alguns dos passos mais importantes que ele deu nos últimos anos, continue lendo esse post! 

O que é tecnologia? 

De forma simples, o termo tecnologia deriva de duas palavras gregas: “tecno”, que diz respeito a técnicas, e “logia”, que define o estudo detalhado de algo. Sendo assim, a tecnologia é tida como o “estudo das técnicas”. 

Mas afinal, o que são essas técnicas? Resumidamente, ele refere-se aos conhecimentos importantes para realizar uma ação ou um conjunto de ações. Desse modo, se engana quem pensa que a tecnologia só diz respeito a aparelhos eletrônicos.

E é por isso que ela nunca para de evoluir! A seguir, confira alguns dos avanços tecnológicos que mais marcaram a vida das pessoas, especialmente quando empregadas em empresas e indústrias: 

1. Internet das coisas 

Pense em uma grande indústria de embalagem pet. Ela obviamente precisa conectar diversos sistemas para conseguir desenvolver as suas atividades com mais eficiência. Isso só foi possível com a internet das coisas, da sigla em inglês IoT. 

Esse conceito possui o objetivo de conectar os aparelhos usados do dia a dia à rede mundial de computadores, permitindo a ligação de diversos dispositivos com a internet, possibilitando que muitos processos possam ser feitos de forma remota. 

2. Inteligência artificial

Você tem uma fábrica de compressor de ar odontológico? Então, eu tenho certeza que você irá gostar dessa nova tecnologia! A inteligência artificial, ou apenas IA, serve para analisar e desenvolver novos mecanismos, capazes de realizar tarefas de maneira automatizada. 

Dessa maneira, a implementação de um sistema composto por inteligência artificial pode auxiliar no desenvolvimento de processos sem a necessidade de interferência humana, fazendo toda a diferença em processos potencialmente perigosos.

3. Armazenamento em nuvem

Um eletroduto flexível corrugado é responsável por armazenar e organizar fios e cabos em uma construção, protegendo-os contra diferentes problemas, como curto-circuito, intempéries, infiltrações e roedores. 

A função do armazenamento em nuvem não é muito diferente! Em síntese, ela permite guardar as informações, dados e documentos de uma empresa com segurança e organização, facilitando o acesso de diferentes locais. 

Entretanto, essa não é a única vantagem do sistema! Utilizar a nuvem não demanda muito conhecimento para utilizá-la e nem é necessário investir em servidores para guardar os documentos ou pagar por licenciamentos anuais. 

4. Rede de dados 5G

A rede de dados 5G foi utilizada oficialmente pela primeira vez em 2019, na Coreia do Sul, mas os estudos sobre a implantação do sistema começaram muitos anos antes, mais precisamente em 2008. 

Antes de chegar ao mercado, ele passou por diversos estudos, testes e experiências, a fim de garantir uma rede inovadora, capaz de otimizar o acesso na rede e permitir diversas outras vantagens. Dentre elas, destacam-se: 

  • Alta velocidade;
  • Jornais multimídia;
  • Suporte multimídia interativa;
  • Transmissão ampla de dados em Gbps;
  • Suporte para a WWWW (Wireless World Wide Web). 

Além de tudo isso, a rede permite um avanço na criação de carros autônomos e cidades inteligentes. Incrível, certo? 

Considerações finais: 

Como já citado, a tecnologia está em constante evolução. Por esse motivo, você deve estar sempre atento ao que chega no mercado e procurar se adaptar. Isso porque quanto mais otimizado uma empresa ou indústria é, melhor e mais simples ficará a realização das tarefas. 

Gostou do nosso post sobre 4 passos importantes da tecnologia? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.