4 estratégias para aplicar em marketing b2b

O b2b é um formato de negócio que se diferencia do b2c, por ter um público-alvo que tem mais necessidades especiais, que se relacionam basicamente com a lucratividade e com custos, uma vez que são empresas. 

Por ter demandas mais exigentes e determinadas, devido não apenas por serem organizações, mas também por adquirem produtos mais específicos como, por exemplo, portas radiológicas, um nicho ligado ao setor de saúde, o marketing b2b se faz fundamental.

Isso porque, é preciso entender essas necessidades e a partir daí, construir relacionamentos e formas de atração mais eficientes, que visam solidificar as relações e aumentar o faturamento das empresas.

Algumas estratégias de marketing b2b são bem eficientes no alcance desses objetivos, 4 delas, serão abordadas a seguir, acompanhe.

Compartilhamento de conteúdos

Conhecida como co-marketing, essa é uma estratégia de marketing que faz diferença para o modelo de negócio b2b, uma vez que ajuda no aumento da autoridade da empresa junto a sua audiência.

Fundamentalmente, o co-marketing é o compartilhamento de conteúdos com pessoas influentes e segmentos semelhantes, que falem de um determinado assunto como a montagem de tubulação, por exemplo, porém que não competem com a organização. 

Esta estratégia pode ser usada em diferentes modalidades de conteúdos, como:

  • Webinars;
  • E-books;
  • Conteúdos de blogs e sites.

Além de ser uma boa estratégia de marketing b2b, ela também tem a vantagem de ser mais econômica, já que o compartilhamento de conteúdos gera menos esforços de publicação

Monitoramento constante do público

Essa é uma estratégia valiosa para o segmento de b2b, uma vez que ela tem como foco verificar tanto as necessidades como o comportamento do público-alvo, ou seja, as organizações que compram de uma determinada empresa.

Com o monitoramento constante do público, uma empresa, que, por exemplo, trabalha com amplificador de som profissional, vai entender quais as necessidades especiais, como tecnologia, preço, entre outros.

Além do mais, a análise do público feita de maneira regular, vai fazer com que a empresa se antecipe na busca pelo atendimento por uma demanda específica, evitando assim a perda de vendas.

Produção de vídeos

O consumo de conteúdos em vídeos é crescente, por isso, essa é uma estratégia que deve estar no planejamento de marketing b2b.

No entanto, essa produção deve ser focada, não apenas a ressaltar a diferenciação de determinado produto ou serviço, mas também ser um conteúdo que possa resolver um tipo de questão relevante.

Elaboração de conteúdos relevantes para e-mail marketing

Por ser uma ferramenta tradicional no mundo do marketing, muitos podem considerá-la menos importante no contexto atual. Contudo, o e-mail marketing não somente continua sendo eficiente como ainda mais estratégico para as empresas.

Porém, para que ele surta o efeito desejado no público, é crucial elaborar conteúdos mais humanizados e com mais recursos visuais como: imagens, infográficos, ilustrações e vídeos.

Participação e produção de eventos

O público b2b é assíduo em eventos como feiras e congressos, por esta razão, é uma prática eficiente de marketing, a presença em eventos específicos da área.

Além de presença é importante também atuar na produção deles. Com isso, atrair o público-alvo bem como gerar autoridade é mais simples e eficaz.

A soma destas estratégias, certamente, vai incrementar a presença da empresa e gerar um melhor relacionamento como captação do público-alvo.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.