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8 dezembro, 2020

4 dicas para fazer uma gestão de crises excelente

A pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) afetou – e muito! – o âmbito econômico do país. Com o intuito de conter a disseminação do vírus, muitas empresas tiveram que fechar suas portas e se adaptar a novos modelos de trabalho. 

 

Além disso, é importante mencionar que o surto da Covid-19 deixou muitas companhias em uma situação de desequilíbrio, tendo que agir rapidamente para contornar os efeitos da crise. Nesse momento tão conturbado, contar com uma boa gestão de crise é essencial.

 

É fato que todas as empresas estão sujeitas a enfrentar uma situação de crise, seja ela causada por um fator externo, como o novo coronavírus, ou mesmo por um acidente de trabalho e polêmicas envolvendo a imagem da companhia. 

 

Independente da motivação, é fundamental fazer uma boa gestão de crise para se manter ativo no mercado. Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 dicas para que você consiga contornar a crise. Confira!

1. Padronize a comunicação com a equipe 

É responsabilidade dos gestores informar a equipe sobre o que deve ser feito durante esse momento tão delicado. Para isso, é fundamental padronizar a comunicação e mostrar quais serão os próximos passos da companhia. 

 

Afinal, os colaboradores são os principais divulgadores de informações internas e externas, portanto, é essencial mantê-los bem preparados para conversar com outros colegas, clientes e até mesmo fornecedores de disco abrasivo, por exemplo. 

 

Dessa forma, é preciso que todos os funcionários estejam munidos sobre qual discurso utilizar entre o público – além das medidas que serão tomadas diante da situação.

2. Crie um manual de crise

Depois de manter a sua equipe devidamente informada, chegou o momento de contar com o auxílio dos próprios colaboradores para criar um manual de crise. Com ele, fica mais fácil agir de maneira estratégica e aplicar ações de melhoria. 

 

Em resumo, um manual de crise deve registrar os pontos fortes e fracos da companhia, explicar como e quando agir durante situações delicadas, além de apontar os responsáveis para contornar a crise. 

 

Vamos imaginar que você tenha uma empresa de bomba de água submersa. Assim, é essencial definir o manual de crise para alinhar os colaboradores e evitar que a crise prejudique ainda mais a companhia. 

3. Mantenha a comunicação com o público 

Que os clientes são as principais fontes de lucro de uma empresa não é uma novidade, certo? Por essa razão, é fundamental manter a comunicação com o público e informá-lo sobre o que a companhia está fazendo para superar a crise. 

 

O relacionamento com o cliente pode ser fundamental nesse momento. Afinal, é ele quem vai manter os consumidores ativos na sua empresa. E isso vale para qualquer segmento, como lençol de borracha.

4. Tire lições da crise

Por fim, vale mencionar que tirar lições da crise pode fazer com que você esteja preparado para outras situações emblemáticas. Antes da pandemia, o Brasil não tinha uma cultura de trabalho em home office; muito menos uma legislação para isso. 

 

Portanto, reflita a respeito do momento atual em que estamos vivendo e meça os danos de uma crise. 

 

Gostou do nosso post sobre como fazer uma gestão de crise excelente? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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