3 dicas que vão auxiliar as vendas pelo Facebook e Instagram

Estar presente em redes como o Facebook e Instagram é fundamental para ter mais visibilidade e realizar vendas hoje em dia. 

 

Afinal, isso aumenta o alcance das empresas e melhora os resultados finais, porque o comportamento dos consumidores se modificou ao longo dos anos.

 

São nas redes sociais que se encontram boa parte do público, seja para passar algum instante de lazer ou realmente pesquisar produtos e serviços. 

 

A princípio, ambas as redes foram criadas para oferecer entretenimento. Mas, atualmente, tornou-se bastante comum usar essas plataformas para as atividades cotidianas, o que torna a rotina bastante prática e dinâmica. 

 

Mas, se a web e o espaço digital surgiram para facilitar as atividades diárias como pesquisar uma tornozeleira dourada feminina, também trouxe oportunidades para vendas. 

 

Como são mais possibilidades de presença de usuários, essas redes também trazem oportunidades para as empresas investirem no relacionamento entre a marca e o cliente. 

 

Para entender mais sobre a importância das redes sociais para auxiliar nas vendas, acompanhe a leitura!

As importância das redes sociais para os negócios

De acordo com o portal World Internet Stats, que analisa o fluxo de usuários e as estatísticas relativas ao uso da internet, cerca de 70% dos brasileiros possuem acesso à internet. Dessa parcela de usuários, 85% utiliza web diariamente.

 

As informações coletadas também apontam que 130 milhões dos brasileiros possui uma conta no Facebook e 70% de todos os usuários das redes sociais utilizam o Instagram.

 

Esses dados mostram um cenário significativo para as empresas atuarem hoje em dia. Se os possíveis consumidores estão nessas redes, os estabelecimentos vão encontrar mais oportunidades de atrair clientes atuando nelas. 

 

Entre os benefícios de inserir a empresa nas redes sociais estão:

 

  • Divulgar a marca;
  • Alcançar o público desse nicho;
  • Criar interação com o público;
  • Conquistar mais clientes;
  • Aumentar as vendas.

 

Uma loja que vende anel da lol pode alcançar mais clientes e mais vendas inserindo sua marca nas redes sociais. 

 

Assim, redes sociais como o Facebook e o Instagram mostram-se essenciais para os negócios atuarem e criarem campanhas de marketing digital.

Como a rede social pode auxiliar as vendas

Para alcançar as metas desejadas e ter bons resultados usando redes sociais como o Facebook e o Instagram em favor da empresa, é necessário conhecer as melhores formas de fazer isso. Algumas dicas podem ajudar a desenvolver a campanha adequada: 

1 – Criar um perfil

O primeiro passo é criar um perfil profissional para a empresa. Este, vai falar em nome da marca, apresentar seus serviços, produtos e todas as informações relativas ao estabelecimento.

 

Saber para quem as postagens são destinadas é fundamental para direcionar o formato e a voz desse perfil. Por isso, é preciso conhecer o público-alvo e seus costumes.

 

Trabalhar com fardamento esportivo feminino pode ser mais lucrativo com um perfil dedicado a esse público. Conhecer o comportamento das pessoas que consomem esse produto, permite dedicar uma campanha mais assertiva.

2 – Frequência de postagens

Manter o perfil atualizado com frequência mostra para o usuário que aquela empresa realmente se preocupa com seus clientes e em manter seu canal de comunicação ativo. Apenas criar o perfil não é o suficiente para marcar presença online.

 

O usuário que chegar até a rede social daquele estabelecimento deseja saber qual é o serviço mais recente, quais os produtos que pode comprar, as informações de contato, entre outros.

 

Se esses dados não forem atuais e a pessoa precisar buscar o estabelecimento físico, não teve utilidade encontrar um canal de comunicação online. Isso pode afastar o cliente e fazer com que a empresa perca a oportunidade de venda.

3 – Segmentar o conteúdo

Uma dica importante é criar conteúdos relevantes e bem elaborados. Além disso, segmentar esse material para apresentar ao consumidor vai ajudar a empresa. Diferenciar os setores e produtos permite direcionar cada publicação para o tipo de consumidor correto.

 

Uma empresa de roupas pode separar as publicações para vender camiseta dry fit atacado feminina para um público que consome esse produto, assim como os outros tipos itens que tem a oferecer para seus usuários.

Conclusão

Ao aproveitar as oportunidades de negócio que a internet oferece, as empresas podem expandir a visibilidade da marca e conquistar mais clientes. Isso aumenta as vendas e melhora os resultados.

 

Para isso dar certo, é preciso realizar um planejamento de ação a partir das informações do público-alvo consumidor. Sabendo como é o comportamento das pessoas que consomem aquela marca, é possível atender suas necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.