WordPress.com ou WordPress.org: qual é o melhor para o seu negócio?

Escolher a melhor plataforma para alocar um site não é fácil, visto que demanda um entendimento detalhado das necessidades básicas de cada negócio. Na atualidade, existem muitas maneiras de realizar uma hospedagem, mas nenhuma tão popular quanto o WordPress.

Desenvolvido na linguagem PHP (Hypertext Preprocessor) e com banco de dados MySQL, a plataforma é responsável por 35% de todos os sites da internet. Para se ter uma noção desse número, o Joomla, que é o concorrente direto do WordPress, tem apenas 5%.

Tido como um Sistema de Gestão de Conteúdos, da sigla em inglês CMS, ele assegura a possibilidade de criar, organizar, publicar e apagar conteúdos de maneira rápida e fácil, sendo didático até para pessoas mais leigas. Contudo, isso pode ser feito de maneiras distintas.

Pense em conectores elétricos. Você nunca conseguirá fazer com que um acessório de baixa tensão desempenhe com eficiência a sua função em um sistema de alta e nem precisará de um modelo com as características do segundo para aplicação no primeiro.

O mesmo acontece com as hospedagens de site: algumas oferecem mais recursos que outras para garantir que as necessidades sejam cumpridas com eficiência e sem a necessidade de excessos de recursos que não serão utilizados.

O WordPress, por exemplo, conta com duas versões: o WordPress.com e o WordPress.org. Quer saber detalhes sobre ele e entender qual é o mais assertivo para o seu negócio? Continue acompanhando esse artigo e saiba mais!
WordPress.com
Uma empresa de manutenção de forno elétrico de embutir trabalha com serviços com valores diversos, visto que variam de acordo com os problemas do equipamento. Por essa razão, o dono dela não precisa de um site com tantos recursos, como a possibilidade de criar e-commerces.

Por esse motivo, o investimento no WordPress.com pode ser suficiente! Encontrado em duas subversões, a gratuita e a paga, ele apresenta um espaço de armazenamento limitado e um número menor de plugins. O que difere os seus modelos é a possibilidade de remover anúncios e contratar mais espaço.

Além de pequenas empresas que desejam divulgar seus trabalhos, mas que não necessitam de tantos recursos para isso, a versão é ideal para profissionais de comunicação, especialmente jornalistas. Isso porque é possível criar portfólios na plataforma, criando uma página otimizada para se destacar no mercado.

É válido lembrar que no WordPress.com o seu blog se torna um subdomínio do WordPress, apresentando o nome da plataforma no URL.

WordPress.org
Agora, suponhamos que você é dono de uma fábrica de placas de sinalização de segurança, atuando com modelos para trânsito, comércios, hotéis, hospitais, etc. Você pode atender tanto o mercado B2B (empresa para empresa) quanto o B2C (empresa para consumidor), bem como necessita de uma página otimizada para fazer vendas.

Só com essas informações básicas é possível perceber que apenas os recursos oferecidos pelo WordPress.com não serão suficientes. É aí que entra o WordPress.org, uma plataforma que permite criar conteúdos diferenciados, gerenciar bibliotecas, vender anúncios e disponibilizar uma sessão de e-commerce segura na própria página.

E as vantagens da versão não param por aí! Permitindo hospedagem em servidores brasileiros e a criação de domínios próprios, ele garante controle total sobre o site e os códigos presentes, liberdade de acesso ao banco de dados, templates personalizados, plugins exclusivos e mensuração de resultados com o Google Analytics.

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.