Busca rápida X


Blog

28 setembro, 2015

Usando o Google Analytics para acompanhar os acessos do meu site

Estreamos mais uma categoria de notícias em nosso site, que é voltada ao suporte a questões comuns de nossos clientes de uma forma mais técnica mas simples e direta. Hoje vamos abordar o uso das ferramentas de analize de acessos aos nossos sites, existem muitas, mas nós preferimos focar no Google Analytics.

Todo servidor de hospedagem tem o seu sistema próprio de analize de acessos ao site, porém ele foca no que é consumido, nos links que tem mais acesso, quantas vezes foram acessados, e por ser muito técnico e mais focado no site do que no usuário, nós da LC preferimos e indicamos usar o Google Analytics porque ele é muito confiável e como dito é voltado mais aos usuarios aos perfis de quem usa, de onde vem, qual horários, média de idade, qual pc ou celular estão usando, enfim muita informação e de forma confiável e atestada pelo maior site de buscas do planeta o Google.

Então como começar?

Acesse este site http://www.google.com/analytics/

E faça login com uma conta do GOOGLE. Se você não tem uma conta no google é facil criar uma. Conforme ilustrado na imagem abaixo ou clicando neste link.

 

Após logar tu terá que adicionar uma conta para analize. Como falei não vou me prender a muitos detalhes técnicos, todo cliente da LC pode solicitar a nós este serviço de forma gratuíta. Basta nos informar qual site deseja acompanhar e qual é o seu email no google / gmail.

Quem deseja maiores detalhes técnicos sobre este serviço pode consultar neste link de suporte do Google https://support.google.com/analytics/answer/1008015?hl=pt-BR  ou entrar em contato conosco.

 

Na imagem abaixo detalho as etapas para inserir sua conta para analize, basta ir na aba Administrador conforme ilustrado na imagem abaixo.

Na primeira seta tem que se informar ou criar uma conta – a conta seria um pacote onde tu pode juntar diversos sites para analize, como é meu caso temos muitos sites que acompanhamos então o google exige esta separação entre contas e pripriedades.

Já a propriedade seria o site que tu quer acompanhar.

Vamos criar uma propriedade para melhor entendimento.

Conforme a imagem abaixo ilustra, basta tu informar o site que deseja acompanhar, a categoria que ele se enquadra no google e o tempo (por padrão o google oferece o timezone deles, porém é bom alterar para o nosso (Brasil, horário de Brasilia)

Após clicar em Ver ID de acompanhamento, somos é direcionado para esta nova tela que informa o nosso ID e o script para ser inserido ao nosso site.

Este script se chama código de acompanhamento!

Este código deve ser enviado a nós para implementação na tag head preferencialmente do seu site.

Após isto em algumas semanas já teremos resultados para analize.

Este código o google usa para confirmar que somos donos ou administramos o site em questão e a partir daqui ele vai gerar as informações para analize.

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp