Busca rápida X


Blog

13 janeiro, 2021

Qual a importância da tecnologia nas empresas?

Que a tecnologia transformou o mercado e trouxe mais agilidade para as companhias não é uma novidade, certo? Por essa razão, investir em inovação deixou de ser uma opção há muito tempo, e passou a ser uma necessidade para quem busca crescer continuamente.

 

O fato é que a tecnologia, além de automatizar processos, garante a eficiência na linha de produção e torna a tomada de decisões muito mais embasada e assertiva, uma vez que oferece informações importantes sobre a situação atual da companhia.

 

Por isso, podemos afirmar, com segurança, que empresas que não investem em tecnologia dificilmente permanecerão ativas no mercado. Afinal, os dispositivos tecnológicos não são necessários apenas para otimizar processos, mas também para construir uma boa relação com o público.

 

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda a importância da tecnologia nas empresas e avalie os benefícios que a inovação pode lhe proporcionar. Ficou interessado? Continue lendo e confira!

1. Redução de custos

Uma das maiores dúvidas entre os gestores é sobre como reduzir os custos. Afinal, a receita só terá um bom lucro se as despesas forem reduzidas. A boa notícia é que a tecnologia pode auxiliar – e muito! – nesse aspecto.

 

Em resumo, a tecnologia é capaz de dar uma maior visibilidade às finanças, apontando desperdícios e custos que podem ser cortados. Se você trabalha com caixa de inox, por exemplo, as ferramentas tecnológicas podem mostrar onde é possível reduzir gastos.

 

Além disso, vale mencionar que um bom sistema de gestão financeira auxilia no controle de fluxo de caixa, aponta os custos fixos e adicionais, oferece viabilidade em relação a pagamentos e contratos, e por aí vai.

2. Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é uma preocupação constante dos gestores. Isso porque, à medida que o desempenho da equipe aumenta, torna-se possível obter um crescimento significativo das receitas e a entrega com menos recursos.

 

Vamos imaginar que você tenha uma empresa de montagem de tubulação industrial. A tecnologia pode gerar ótimos benefícios nesse sentido, reduzindo ou mesmo eliminando a necessidade de mão de obra humana.

 

Dessa forma, a necessidade de retrabalho e a incidência de erros são reduzidas, aumentando a produtividade coletiva da companhia.

3. Otimização e automação de processos

Outro ganho da tecnologia são a otimização e automação de processos. O fato é que tarefas repetitivas afetam o engajamento dos funcionários. Uma vez que são repassadas atividades desafiadoras, eles passam a mostrar um melhor desempenho e motivação.

 

Suponhamos que você trabalhe com polia de alumínio. A automação de processos, além de tornar a rotina de trabalho mais eficiente, libera os colaboradores para tarefas estratégicas e que exigem raciocínio lógico, permitindo um melhor aproveitamento do capital humano.

4. Aumento do controle de qualidade

Por fim, vale mencionar que as máquinas estão sujeitas a menos erros do que o cérebro humano. Principalmente em atividades de grande escala, a implementação da tecnologia é fundamental para manter o controle de qualidade dos processos.

 

Gostou do nosso post sobre a importância da tecnologia nas empresas? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Quer receber dicas para melhorar seus negócios online?

Cadastre-se em nossa lista VIP

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp