Otimização de site: Entenda o quanto é importante o site da sua empresa ter uma boa navegação nos smartphones

A internet está cada vez mais se tornando parte do cotidiano de todas as pessoas. Por isso, realizar a otimização de site é fundamental para que a sua empresa consiga se destacar da concorrência. 

Hoje, vivemos em uma era na qual todos buscam ativamente qualquer informação na web.

O avanço das tecnologias móveis tem sido um grande catalisador para esse aumento de consumo de conteúdo digital. 

Por isso, é importante garantir que a página da sua empresa de instalação e manutenção elétrica esteja otimizada para conseguir alcançar o maior número de usuários. Por isso, a otimização de seu conteúdo digital para o mercado móvel é fundamental.

Quando uma pessoa apresenta alguma necessidade ou dificuldade, o primeiro passo é buscar uma solução junto às ferramentas de busca. Essas plataformas permitem que você identifique suas necessidades e encontre em bancos de dados possíveis soluções.

O fato é que, quando uma pessoa clica nos primeiros links gerados por esta pesquisa, normalmente encontra o que precisa e não realiza outras buscas. Por isso, existe toda uma movimentação por parte das empresas para conseguir estar bem ranqueada nestes sites.

Por conta da praticidade e facilidade, muitos usuários realizam essa busca diretamente em seus smartphones, uma fonte direta de acesso a internet que permite mais rapidez na resposta.

Uma pessoa que deseje fazer uma reforma loja provavelmente utilizará o celular para conseguir encontrar qualquer solução que precise. Por isso, se sua empresa é desse ramo de atuação, é importante estar presente na web e otimizada para ser encontrada.

Entretanto, é preciso ter seu site pronto para esse tipo de recurso. As ferramentas de busca atualmente até mesmo “ignoram” sites não responsivos, para garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível com a pesquisa.

Isso significa que você precisa de alguns cuidados especiais para conseguir adaptar seu site para a era digital, garantindo que conseguirá bons resultados para sua empresa.

1 – Ter um layout responsivo

Um layout responsivo é aquele que se adapta a resolução de tela na qual a página está sendo exibida. Hoje em dia, muitos designs de sites já vêm com essa opção pronta, mas caso seu site seja mais antigo, é um ponto que vale a pena investir.

Isso porque a leitura de um site com layout fixo é muito prejudicial para qualquer pessoa que esteja em um dispositivo mobile, uma vez que o conteúdo fica pequeno e de difícil leitura, o que faz a pessoa desistir de consumir aquele conteúdo e ir para outro site.

Uma empresa de montagem de stands para feiras será encontrada muito mais facilmente se estiver adaptada para o consumo em celulares.

Por isso, é importante garantir que seu conteúdo esteja chegando com qualidade em qualquer tipo de dispositivo da atualidade.

2 – Otimização de conteúdo

Textos muito longos e complexos não cabem no mundo em que vivemos. 

A rapidez da informação exige algumas mudanças de base na produção de conteúdo, que acabam sendo bastante impactantes para compreender o que deve ser feito para atingir um maior público.

Dentre as ações que podem ser tomadas para criar um conteúdo mais adequado para o mobile, podemos destacar:

  • Parágrafos menores;
  • Destaque para pontos importantes;
  • Uso de imagens;
  • Subtítulos entre os conteúdos.

Com essas ações, você consegue um formato mais adequado de conteúdo para quem está consumindo pelo smartphone, garantindo uma experiência melhor e fidelizando o usuário, que considerará sua página sempre que tiver alguma dúvida nesse setor.

3 – Velocidade de carregamento

Um dos principais elementos para garantir que sua página receba visitas frequentes é certificar-se de que o carregamento dela é rápido. 

A internet hoje não espera, e um conteúdo que demora para carregar, normalmente é descartado em prol de outro mais rápido.

Por exemplo, para divulgar seu espaço de coworking, é importante que você possua uma série de ferramentas para agilizar o carregamento de suas informações.

Isso acontece mesmo que seu conteúdo seja mais completo ou especializado. As pessoas não se incomodam em perder um pouco de qualidade se isso representar uma maior agilidade na absorção da informação.

Por isso, você deve garantir que sua página tem ambos para conseguir conquistar um público mais assertivo. Quanto mais otimizada for sua página, menos tempo de carregamento ela necessitará.

Aliado a um conteúdo de qualidade, as chances de sua página se tornar uma das favoritas dos clientes é grande, o que garante um retorno rápido para seu conteúdo.

Considerações finais

A otimização de um site é fundamental para que o mesmo seja encontrado e consiga converter usuários em clientes, possibilitando novas oportunidades de vendas e de negociações.

Portanto, por conta da forma que as interações digitais ocorrem atualmente, é importante ter uma estrutura otimizada para inserir suas páginas da web dentro do universo mobile.