Busca rápida X


Blog

23 março, 2021

O que você precisa saber sobre gestão de marketing

Toda empresa que sabe da importância do marketing para se manter no mercado, precisa ter uma gestão eficiente neste sentido para adotar estratégias que ajudem a alcançar o objetivo da companhia. 

Um marketing eficiente vai muito além do que apenas divulgar um produto ou serviço de uma empresa.

Neste texto iremos falar sobre os principais pontos que qualquer empreendedor precisa saber sobre a gestão de marketing. Fique conosco e acompanhe o conteúdo.

O que é gestão de marketing?

A gestão de marketing de uma empresa é um conjunto de atividades relacionadas ao gerenciamento de processos, pessoas e estratégias de marketing com o intuito de gerar valor e cumprir metas para alcançar o sucesso desejado, seja para uma empresa de vidros para ônibus, que atua em um nicho de mercado mais específico, ou uma loja de roupas esportivas, que tem um mercado mais abrangente.

Por meio da gestão de marketing, uma empresa resultados mais sustentáveis colocando em prática ações como:

  • Pesquisas;
  • Planejamento;
  • Estratégia;
  • Mensuração;
  • Processos.

A área de marketing abrange muito mais do que apenas publicidade, mas também atividades de pesquisa de mercado, distribuição, estratégias, precificação, entre outros. E para organizar tantas funções, um setor para gestão de marketing é fundamental para alinhar as atividades e focado em alcançar o melhor desempenho no mercado.

Os benefícios de uma gestão de marketing eficiente

Agora que você entendeu o que é de fato a gestão de marketing, vamos falar sobre os benefícios que esta gestão é capaz de trazer para uma empresa.

  • Conhecimento de mercado: um dos princípios da gestão de marketing é a pesquisa. Por meio da pesquisa de mercado é possível coletar dados e analisar informações como o comportamento do público-alvo, como atua a concorrência, visão macro de mercado etc. Empresas que conhecem o mercado estão certamente a alguns passos à frente da concorrência;
  • Fortalecimento da relação com o consumidor: uma gestão de marketing eficiente foca no consumidor. Uma companhia de instalação elétrica industrial, por exemplo, precisa conhecer as características e comportamentos de seu cliente, que neste caso, são empresas industriais. A partir daí, a relação entre as empresas acaba se fortalecendo, uma vez que a gestão cria um laço de confiança sólida e duradoura;
  • Eficiência de processos: a gestão de marketing contribui para a organização de uma empresa em diversos sentidos, o que resulta em processos mais organizados e melhor produtividade;
  • Motivação de equipe: uma empresa de destinação de resíduos, por exemplo, que tem metas, objetivos e cronogramas bem definidos, impacta na motivação dos colaboradores, criando a consciência de cada um tem seu papel definido e importante para alcançar o sucesso;
  • Foco em resultados: a gestão de marketing eficiente tem como objetivo alinhar as metas com foco em resultados efetivos, o que garante um negócio com maior solidez.

Em suma, a gestão de marketing de uma empresa ajuda na estruturação e no alcance de melhores resultados de forma eficiente.

E então, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais e continue acompanhando os próximos posts.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Quer receber dicas para melhorar seus negócios online?

Cadastre-se em nossa lista VIP

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp