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30 abril, 2021

Marketing de conteúdo: como usar essa estratégia

O marketing de conteúdo é indispensável para as estratégias de marketing digital.

Afinal, é eficiente para produção de conteúdos relevantes para o público-alvo de uma marca, com o objetivo de educar o usuário e, consequentemente, gerar leads, conversões e a fidelização.

Embora essa estratégia seja eficiente na captação do público específico, muitos ainda cometem erros nas aplicações. 

Se você atua com placa de circuito impresso, por exemplo, é possível investir no marketing de conteúdo e aumentar suas vendas.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas importantes para você aplicar a partir de hoje no seu negócio, e alavancar os resultados com a estratégia de marketing de conteúdo. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo e confira!

Entenda o que é marketing de conteúdo

Antes de explicarmos como usar essa estratégia na sua empresa, é importante entender mais sobre o conceito.

Em resumo, o marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital, com o foco em criar conteúdos relevantes para o público alvo. Esses conteúdos são distribuídas em diferentes modelos, como:

  • Ebooks;
  • Artigos (pode ser assuntos sobre embalagens plásticas, ou outros produtos relacionado a sua marca);
  • Webinars;
  • Publicações de conteúdos nas redes sociais;
  • Entre outros.

Basicamente, é de fundamental importância para a sua empresa usar o marketing de conteúdo na sua estratégia de marketing digital. Com o mercado competitivo e cada vez mais acirrado, atrair os potenciais clientes e gerar conversões é cada vez mais necessário.

Portanto, essa estratégia permite criar conteúdos relevantes e de qualidade para divulgar produtos e serviços de uma marca, mas sem o foco em vendas. O objetivo é educar o consumidor para que tome a decisão de compra de modo natural, ou seja, oferece uma solução para os problemas. 

1. Defina o seu público-alvo

Antes de tudo, é importante definir o seu público alvo, afinal, são eles as pessoas mais interessadas nos serviços e produtos da marca, logo precisam ser alcançados e com conteúdos segmentados. 

Por exemplo: uma empresa que realiza serviços de estrutura metálica para telhado, tem um público específico.

Neste contexto, ao segmentar as publicações de ebook, webinars, post nas redes sociais, entre outros, aumenta o alcance e engaja os usuários. 

Feito isso, será quase impossível não atrair a atenção do seu público com conteúdos que geram interesse e soluções para eles, não é mesmo?

Assim, ocasiona o aumento de conversão e, possivelmente, fidelização, pois além de captar o público com o marketing de conteúdo, é possível continuar apostando na prática para tornar o seu cliente fiel. 

2. Escolha os formatos para cada plataformas das mídias sociais

É imprescindível compreender que o marketing de conteúdo não se trata apenas de um texto no blog ou site. Vai além disso!

Até porque, conteúdos envolvem vídeos, imagens, e-mails e assim por diante. Contudo, investir nos diferentes formatos pode ser ainda mais eficiente na captação e fidelização de clientes, pois os conteúdos são mais atrativos e aumenta o interesse dos usuários.

Desse modo, você pode usar o marketing de conteúdo para estratégia de email marketing, vídeos nas redes sociais como story no instagram, post no facebook etc.

Além disso, não se esqueça de definir horário para as publicações e, para isso, é indicado criar um cronograma a fim de auxiliar nas produções e publicações de conteúdos, evitando conteúdos duplicados e que não agregam nos resultados.

3. Entenda as necessidades do seu público para tornar um marketing de conteúdo eficiente

Outra dica importante para usar essa estratégia, é entender as necessidades dos potenciais clientes.

Isso porque, é necessário analisar o que a sua marca deve publicar para atender as necessidades dos usuários, logo, o marketing de conteúdo passa a ser mais eficiente.

Por isso a importância em fazer a segmentação do público-alvo, visto que facilita entender os hábitos e preferências dos clientes potenciais, além de definir metas e objetos a serem alcançados com essa estratégia de marketing.

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

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