Google assina acordo de internet com estatal de telecomunicações cubana

O Google assinou um acordo com o governo cubano nesta segunda-feira (12) para garantir aos usuários de internet da ilha acesso mais rápido aos serviços da empresa.
Eric Schmidt, presidente-executivo da controladora do Google, a Alphabet, assinou o acordo com Mayra Arevich Marin, presidente da Etecsa, estatal de telecomunicações, que monopoliza o mercado. Ele garante aos cubanos acesso veloz à rede Google Global Cache, que armazena conteúdo de sites como Gmail e YouTube em servidores próximos aos usuários finais.
 
"Este acordo permite que a Etecsa use nossa tecnologia para reduzir a latência ao armazenar em cache nosso conteúdo de banda larga mais popular, como vídeos do YouTube, em nível local", disse um comunicado do Google.
 
"Isso pode melhorar a recepção de materiais armazenados em cache, mas não e-mails que dependam de banda larga local", disse um técnico de comunicações local, solicitando anonimato. Google e Etecsa não estavam imediatamente disponíveis para comentários.
 
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/google-assina-acordo-de-internet-com-estatal-de-telecomunicacoes-cubana.ghtml / Por Reuters

Conexão da Etecsa, que monopoliza o mercado de internet, terá tempo de espera menor ao acessar serviços do Google.