Endomarketing na prática: 4 ações para aplicar no seu negócio

É fato que os colaboradores são as principais fontes de produção de uma empresa. E para que eles continuem produzindo, é fundamental implementar ações e estratégias que visem promover o bem-estar, a satisfação e a motivação dos funcionários. 

 

Nesse sentido, há uma série de estratégias que podem contribuir com a satisfação do público interno da sua companhia, bem como o endomarketing. Trata-se de um conjunto de ações que têm como objetivo tornar o colaborador um grande admirador da marca. 

 

Além disso, é importante mencionar que o endomarketing é responsável por alinhar os colaboradores na missão, visão e objetivos da marca, fazendo com que eles trabalhem para alcançar bons resultados e aumentar a produtividade coletiva. 

 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 ações de endomarketing para você aplicar agora mesmo na sua empresa. Neste post, você verá que engajar os colaboradores não é uma tarefa impossível. Continue lendo e confira!

1. Invista na capacitação dos funcionários

Não é novidade para ninguém que os colaboradores são os principais responsáveis por manter uma companhia funcionando, certo? Por isso, é fundamental investir na capacitação e no desenvolvimento de cada um.  

 

Para que isso se torne uma realidade, a empresa pode disponibilizar cursos, treinamentos, workshops e seminários. Como a companhia está investindo na capacitação dos colaboradores, eles passam a utilizar esse aprendizado no trabalho. 

 

Suponhamos que você tenha uma empresa de montagem de estrutura metálica. Outra opção é levar especialistas no assunto para ministrar palestras e orientar os funcionários. 

2. Promova eventos internos 

Já pensou em criar uma rotina de trabalho mais dinâmica e integrada? Para isso, vale promover eventos internos. Organizar uma festa junina, a comemoração dos aniversariantes do mês, gincanas e festas de fim de ano são ótimas opções. 

 

Para promover essas comemorações, a empresa pode utilizar o próprio ambiente de trabalho ou mesmo contratar uma companhia especializada em eventos. Essas são oportunidades de quebrar a rotina dos funcionários e integrar os departamentos. 

 

Vamos imaginar que a sua empresa tenha duas equipes de lençol de borracha. No entanto, elas ficam em espaços diferentes. Assim, os eventos internos podem unir esses times e construir um bom relacionamento entre eles.

3. Ofereça benefícios para os colaboradores

É comum que as empresas ofereçam vale refeição ou alimentação para o time de funcionários. No entanto, quando falamos de endomarketing, é necessário ir além: crie uma política de benefícios. 

 

Nesse sentido, o estabelecimento pode fechar parcerias com outras empresas para oferecer descontos em ingressos de cinema, teatro e shows. Além disso, a companhia pode arcar com mensalidades de faculdades, cursos de inglês ou mesmo oferecer auxílio-creche. 

 

O ideal é que o colaborador conheça os benefícios e faça uso deles. Essa é uma maneira de mostrar que a companhia valoriza os seus funcionários. Isso em qualquer nicho, como outsourcing de impressão.

4. Pratique o feedback

Por fim, os feedbacks são fundamentais para dar um retorno em relação às atividades executadas pelos colaboradores. Para isso, marque reuniões periódicas e avalie o que precisa ser mudado – ou não – na rotina dos funcionários. 

 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.