Como utilizar o Instagram para alavancar o meu negócio?

O dono de um negócio que deseja descobrir como captar clientes pela internet precisa ir no local onde existem mais pessoas reunidas, ou seja, nas redes sociais! No Brasil, o Instagram está longe de ser a plataforma mais usada, ocupando apenas a 4° posição, mas é uma das que mais trazem retorno. 

De acordo com o relatório da We Are Social em parceria com a Hootsuite, o Insta conta com mais de 95 milhões de usuários ativos no Brasil, o que já diz muito sobre a obtenção de resultados. Quer saber como utilizá-lo para o seu negócio? Então continue acompanhando esse artigo! 

1. Crie conteúdos relevantes para o Feed

Conseguir a resposta para a pergunta “como divulgar minha empresa na internet?”, especialmente no Instagram, não é difícil! As pessoas que desejam acompanhar uma marca, solicitar um serviço ou comprar um produto querem a mesma coisa: informações relevantes! 

No feed do Insta, os conteúdos têm como foco principal elementos visuais, mais precisamente imagens e/ou vídeos. Desse modo, a parte escrita da publicação é considerada como um segundo plano, a fim de completar o que foi apresentado nas mídias. 

Vale ressaltar que é vital que esse ponto nunca seja esquecido. Diferente da maioria das outras redes sociais, o Instagram não permite em hipótese alguma uma publicação sem um elemento visual no feed! 

2. Invista em anúncios patrocinados 

A resposta para “como vender meus produtos pela internet” costuma ser uma incógnita para muitos donos de empresas. Mesmo que o Instagram por si só já seja ótimo para os negócios, os anúncios patrocinados são indispensáveis para otimizar as vendas. 

Aproximadamente 70% das hashtags utilizadas no Instagram são de marcas e, se você atua em um segmento muito competitivo, pode não aparecer para o seu público-alvo que não te segue. Com os anúncios patrocinados isso não aconteceria, visto que você ficaria em destaque.

3. Utilize os recursos do “Stories” 

Sem dúvidas, a “história do Instagram” surgiu para dar um empurrão extra no engajamento de uma empresa com o seu público-alvo. Para você ter noção da importância dessa ferramenta, é estimado que 53% dos conteúdos publicados por marcas estejam no stories.

Além de ser excelente para divulgar conteúdos rápidos, ele ainda assegura diversos diferenciais, como: 

  • Quizzes; 
  • Enquetes; 
  • Caixas de perguntas; 
  • Contagens regressivas; 
  • Compartilhamento de lembranças.

Não só isso, os stories do Instagram ainda permitem que você estimule o próprio cliente a divulgar a sua marca, utilizando templates criativos que eles podem postar e responder na conta pessoal e te marcar! 

Por que o Instagram está se destacando no mercado? 

Apenas com os três tópicos citados já fica fácil entender o motivo do Instagram estar em grande destaque no mercado, mas esses não são os únicos fatores! De acordo com dados, a plataforma tem mais de um bilhão de usuários espalhados pelo mundo. 

Do número total de pessoas ativas no Insta, 90% segue ao mesmo uma conta comercial, ou seja, nove a cada 10 usuários costumam receber em seu feed anúncios por livre e espontânea vontade, visto que clicou para acompanhar o perfil do anunciante. 

No entanto, o que realmente garante o sucesso da plataforma é a grande chance de humanização do atendimento que ela assegura! No Instagram, você pode compartilhar vídeos e até mesmo fazer lives, falando diretamente com o seu cliente e gerando mais confiança! 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ Marketing para Industria