Como construir uma marca de sucesso

Uma marca de sucesso no mercado possibilita que os consumidores atribuam características de personalidade a imagem de uma empresa, ela ajuda a destacar-se da concorrência e gerar a fidelidade do cliente, direcionando o público-alvo.

Até porque, as grandes marcas fazem mais do que apenas fornecer produtos ou serviços, elas otimizam a experiência do cliente e assim, criam um relacionamento com os seus consumidores, que identificam nelas valores que defendem.

Quando se trata de como criar uma marca de sucesso, muitas pessoas pensam que isso consiste em apenas definir um nome, slogan e logotipo para a instituição, mas, esse processo é complexo e requer muitas etapas.

Para desenvolver uma marca forte as empresas buscam associar-se com personalidades que inspirem seus consumidores em potencial, pois através da marca, uma empresa consegue interagir com o público e transmitir traços como estilos de vida, opiniões e comportamentos.

Dessa forma, cada empresa busca associar-se com personalidades diferentes, uma fábrica de equipamentos industriais como uma depiladeira de suínos, por exemplo, busca ser associada a seriedade, qualidade e resistência.

Dado o exemplo, é possível entender o porquê trabalhar na imagem da marca de uma organização é tão importante.

Pensando nisso, trouxemos um tutorial com as principais estratégias de como é possível fortalecer a sua marca e obter ainda mais resultados na sua empresa. Vamos lá?

Estude e inspire-se 

Observe como as grandes marcas trabalham para enaltecer a sua imagem, inspire-se em organizações de sucesso, lembrando que buscar inspiração é diferente de copiar ou praticar plágio. 

Análise também os seus maiores concorrentes, o que eles estão fazendo, quais as táticas que têm utilizado e a partir disso, reflita sobre questões como:

Qual o diferencial do seu produto em relação à concorrência?

Como e quais valores a sua marca quer oferecer para as pessoas?

As estratégias de marketing estão sincronizadas com a atuação da empresa?

Dessa forma, será possível entender de maneira mais clara qual o caminho a percorrer para que a sua marca tenha uma imagem fortemente positiva na mente dos seus principais consumidores.

Público Alvo

Entender quem é o seu público é parte fundamental para quem necessita construir uma marca de sucesso, pois a partir disso é possível entender quais as melhores estratégias para se implementar.

Se você deseja comercializar produtos como um filtro secador ar condicionado, jamais deve utilizar um apelo infantil, pois isso, não chamaria a atenção do seu público, aquele consumidor que realmente quer atingir.

Em outras palavras, para fortalecer sua marca é preciso gerar características que possibilitem a identificação dos seus consumidores com ela. Por isso, é necessário ter bem definido o perfil dos clientes ideais que você deseja atender.

Desenvolva uma identidade visual 

Se você já concluiu os passos anteriores, é hora de colocar em prática o desenvolvimento da identidade visual da sua marca. Pois isso faz toda a diferença na hora de reforçar a marca na mente do consumidor.

Crie um logo e escolha cores que representam os valores da empresa, lembrando sempre que a identidade visual deve estar sintonizada com a imagem que a organização deseja passar, e com o estilo que o público alvo quer se conectar.

Um exemplo simples: digamos que você ofereça um serviço como a manutenção de ponte rolante e o seu logo seja extremamente infantil, repleto de cores e efeitos brilhantes, dificilmente gestores e executivos se identificariam com a sua empresa.

A identidade visual da marca, se trata da percepção que o público alvo irá absorver, ou seja, as características que serão associadas à empresa. Agora você já sabe como construir uma marca de sucesso, o que acha de colocar em prática na sua empresa?

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.