A importância de analisar os nichos de mercado

Você sabe o que é nicho de mercado? Antes de responder essa pergunta, é ideal que você entenda que ele não deve ser confundido com um segmento, que refere-se a um grande grupo de consumidores com necessidades semelhantes. 

Sabendo disso, podemos pular para o que realmente importa nesse conteúdo: os nichos! No geral, ele é um recorte muito específico, que separa o segmento em grupos menores que desejam ter alguns desejos muito particulares supridos.  

Para encontrar o seu nicho, você precisa primeiro listar os temas que você domina. Por exemplo, um profissional especializado em bomba magnética, não irá investir em um nicho para suprir as necessidades de quem precisa de um dispositivo pneumático. 

Além disso, é fundamental que antes de entrar de cabeça, você faça uma análise minuciosa do mercado, a fim de identificar se o investimento realmente vale a pena. Lembre-se, não adianta focar em um nicho em que a oferta é alta e a procura é quase nula.

Por último, mas não menos importante, nunca esqueça que para definir o seu nicho de mercado, é ideal que você entenda as necessidades dos seus clientes e procure uma maneira de solucioná-las. 

As vantagens advindas com a definição

Agora que você já sabe como realizar a definição do seu nicho de mercado, é hora de entender as vantagens advindas dele. Pronto? Espero que sim! 

1. Fortalecimento da marca 

Uma empresa de destinação de resíduos deve atuar com as melhores alternativas de coleta, transporte, tratamento e descartes de insumos potencialmente perigosos. Se ela for capaz de estabelecer o seu nicho de mercado com eficiência, ela será lembrada. 

Os resíduos provenientes de atividades industriais podem causar grandes danos ao meio ambiente. Por isso, a maioria dos segmentos são obrigados a realizar a contratação do serviço para minimizar os impactos. 

Mesmo nesse segmento competitivo, algumas empresas conseguem se destacar e serem reconhecidas por seu público-alvo. Isso só é possível quando no momento da estruturação, ou reestruturação, ela define o seu nicho. 

2. Menos concorrência

Você consegue listar três empresas que fabricam de modo sustentável a estrutura metálica para galpão? Se você não trabalha nesse nicho, você com certeza não saberá citar nem companhias com fabricações tradicionais. 

Normalmente, as fábricas que atuam com esse tipo de produção são procuradas por construtoras que buscam mais segurança ao mesmo tempo que causam menos impactos com suas obras. 

Não fez sentido para você? Então vamos citar um exemplo mais simples de entender! Pense em uma empresa que trabalha com decoração de casamentos. Certamente, a concorrência é altíssima. 

Agora, imagine que um casal exige que ela seja 100% ecológica. Dificilmente você vai encontrar mais de 10 companhias que realizam esse serviço. Ao definir o seu nicho de forma muito específica, você aumenta suas chances de se destacar. 

3. Maior engajamento

Depois de entender as duas primeiras vantagens, a terceira se torna clara só de ler! Quanto mais a sua marca está fortalecida no mercado e menos concorrentes você tem, mais engajamento é alcançado. 

O seu público pode até ser menor, mas ele será qualificado e dificilmente vai encontrar uma empresa melhor que a sua, especialmente se você trabalha com foco total em atender todas as necessidades básicas deles. 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.