Busca rápida X


Blog

30 abril, 2021

4 dicas para garantir a sua segurança na web

Uma pessoa que deseja adquirir um forno elétrico de embutir realiza muitas pesquisas antes de fechar negócio, analisando toda a credibilidade da empresa que fornece e instala o equipamento. Infelizmente, a segurança na web não pode ser promovida com buscas no Google, mas existem dicas para otimizá-la.

Pensando em te ajudar a navegar na internet com mais proteção, separamos quatro dicas fundamentais e infalíveis para garantir que seus acessos sejam seguros. Continue acompanhando esse artigo e saiba mais!
1. Cuidado com os sites que navega
O dono de uma carpintaria não adquire matérias-primas de procedência duvidosa, visto que poderá comprometer a qualidade da mesa rústica de madeira, da estante, da cabeceira, do guarda-roupa ou de qualquer outro móvel que desenvolve. Na internet, a segurança na web pode ser conseguida de uma maneira bem semelhante.

Óbvio, ela não parte da escolha de um material, e sim da checagem cuidadosa dos sites que você navega, o que assemelha-se ao fato de pesquisar sobre o fornecedor antes de fechar contrato. E sabia que existe uma ferramenta do próprio Google que faz essa análise para você?

Se você jogar nas ferramentas de busca: “Navegação segura do Google”, será redirecionado para a página do Transparency Report. Nela, você poderá colocar o URL da página que você deseja acessar e checar se ele é um site legítimo e seguro, legítimo, mas inseguro ou ilegítimo.
2. Não clique em qualquer link
Suponhamos que você deseja realizar uma festa de aniversário ao ar livre, mas que ainda assim deseja ter um local coberto, a fim de garantir um espaço com conforto térmico e protegido em caso de variações climáticas. Provavelmente, você irá locar tendas para eventos para garantir isso.

Eis que te pergunto: você iria alugar a cobertura em uma empresa que não tem nenhuma informação sobre atuação, cases de sucesso, endereço da sede, etc? Tenho certeza que não, pois se fizer isso poderá estar entrando em uma cilada. Pois bem, então por que você clicaria em qualquer link que surge em sua navegação?

Abrir e-mails de pessoas desconhecidas ou com informações suspeitas, clicar em “promoções imperdíveis” ou até mesmo fazer download de anexos desconhecidos pode infectar o seu computador ou smartphone de vírus, que poderão roubar seus dados para aplicar golpes ou até mesmo coisas piores.

Lembre-se: a sua navegação gera registros repletos de informações confidenciais, inclusive dos locais que você frequenta ou reside, fazendo com que a segurança na web seja fundamental até para evitar sequestros relâmpagos.
3. Não salve senhas no navegador

É muito comum que as pessoas mantenham senhas de redes sociais, e-mails, bancos, sites privados, etc, salvas no navegador para não ter que logar novamente, o que é um erro TERRÍVEL e compromete 100% a segurança dos dados.

Mesmo que você faça isso em uma máquina que apenas você tem acesso, a prática pode comprometer a proteção das suas informações, especialmente se o seu computador contrair algum tipo de vírus.
4. Cuidado ao compartilhar informações confidenciais
Segundo informações divulgadas pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o NeoTrust, o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020. O aumento das lojas virtuais também gerou um aumento significativo das vendas pela internet.

Contudo, não dá para ver uma página na internet e já sair comprando! Desse modo, é essencial conhecer primeiro a credibilidade da companhia e checar a presença do certificado SSL na página.

Para identificá-lo é bem simples: olhe para o canto esquerdo do local onde fica disposto o link do site. Tem um cadeado fechado nele? Então o site conta com um protocolo de segurança na web.

Por outro lado, se o que aparecer for um cadeado aberto ou a mensagem “não seguro” , atenção: a sua navegação não é segura e o compartilhamento de informações confidenciais está exposto a vários riscos!

Gostou do nosso post com 4 dicas para garantir a sua segurança na web? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Quer receber dicas para melhorar seus negócios online?

Cadastre-se em nossa lista VIP

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp